Engenhbus: Conheça o LO 916, novo chassi de microônibus da Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz lançou, durante a FETRANSRIO 2012, no Rio de Janeiro, seu novo chassi para microônibus: O LO 916. Por isso, o UNIBUS RN traz hoje, na coluna “Engenhbus”, todos os detalhes deste novo chassi da encarroçadora alemã, líder de vendas no Brasil.
O LO 916 é um veículo totalmente novo, que foi concebido e desenvolvido especificamente para o transporte de passageiros, tanto urbano, quanto rodoviário. Graças a sua versatilidade de aplicação, esse microônibus é indicado também para transporte escolar, fretamento e turismo.

“Atenta às novas demandas das empresas de transporte e dos órgãos gestores, a Mercedes-Benz aprimorou seu chassi de microônibus. Além da avançada tecnologia BlueTec 5, que se destaca por motores mais potentes, econômicos e amigáveis com o meio ambiente, o LO 916 oferece maior capacidade de transporte de passageiros, graças à localização mais avançada do posto do motorista e maior PBT”, diz Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing Ônibus. “A essas vantagens somam-se ainda atributos consagrados dos chassis Mercedes-Benz, como reduzido custo operacional, robustez e resistência para encarar o trabalho pesado”.

Novo PBT possibilita maior capacidade de transporte: Com peso bruto total – PBT de 9.400 kg e a localização mais avançada do posto do motorista no chassi, o LO 916 permite a montagem de carroçarias de microônibus com maior número de assentos. São duas opções de distância entreeixos, de 4,5 e 4,8 metros, podendo receber, respectivamente, carroçarias de até 8 e de até 9,1 m de comprimento, com uma ou duas portas e largura entre 2,20 e 2,35 m.

No transporte urbano de passageiros, o LO 916 leva até 31 pessoas sentadas, no modelo equipado com uma porta, ou 24 pessoas sentadas, na versão com duas portas. No transporte rodoviário, permite a configuração de 31 lugares e no escolar, de 38 assentos, além do motorista.

BlueTec 5: Assim como toda a linha de chassis de ônibus 2012 da Mercedes-Benz, o LO 916 recebe a exclusiva tecnologia BlueTec 5. Além de reduzir drasticamente as emissões de poluentes, atendendo à legislação PROCONVE P-7 (Euro 5), o BlueTec 5 proporciona menor custo operacional, com redução no consumo de combustível e maiores intervalos de troca de óleo e de manutenção. Assegura excelente desempenho, eficácia e confiabilidade, além de maior durabilidade.

O motor OM 924 LA oferece maior potência e maior torque em baixas rotações. Trata-se do maior torque da categoria: 59 mkgf de 1.200 a 1.600 rpm, com potência de 156 cv a 2.200 rpm.

Elevado conforto para o motorista e os passageiros: Os chassis Mercedes-Benz para microônibus são consagrados no mercado pela melhor posição para o condutor do veículo. Graças à localização do motor e do eixo dianteiro, o motorista fica confortavelmente posicionado em relação à porta de entrada, o que resulta em melhor ergonomia, com mais comodidade para a cobrança de passagens e facilidade de acesso ao posto de comando, além de excelente visibilidade.

Os passageiros também são beneficiados pela disposição do motor e da porta de entrada, desfrutando de ampla área de acesso, o que agiliza e facilita o embarque e desembarque, bem como o acesso ao corredor central. Os usuários contam com um salão maior e com reduzido índice de ruído interno. Há também mais espaço para a instalação da catraca.

Importante novidade do LO 916 é a trambulação a cabo, com alavanca de câmbio no painel. Além de propiciar maior conforto de acionamento para o motorista, este sistema facilita o encarroçamento e melhora o isolamento termoacústico no interior do microônibus.

Padrão superior de segurança: No que se refere à segurança, o LO 916 oferece o elevado padrão de qualidade típico de um Mercedes-Benz. Os freios a tambor foram aprimorados, visando um desempenho similar ao dos freios a disco, disponíveis como opcionais. Este sistema foi concebido para atuar em situações severas, como as do transporte urbano de passageiros, caracterizado por constantes paradas.

Opcionalmente, o LO 916 pode receber o freio-motor auxiliar Top Brake, exclusividade da marca. Este sistema assegura uma potência adicional de frenagem de 30%, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios. Além disso, permite menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, consequentemente, reduz o tempo de viagem.

Entre os opcionais do veículo inclui-se ainda o ALB, válvula sensível à carga que impede o bloqueio das rodas por meio do princípio “menos peso, menor pressão”. Dessa forma, o sistema ALB eleva o nível de segurança do veículo, especialmente durante as frenagens de emergência.

Robustez, resistência e longa durabilidade: Os chassis de ônibus da Mercedes-Benz são reconhecidos no mercado também por sua elevada robustez e resistência, assegurando assim maior durabilidade e longa vida útil ao veículo.

O LO 916 recebeu novo modelo de longarinas com perfil reto, o que facilita notavelmente a montagem da carroçaria, demandando menor tempo de encarroçamento. O conjunto de suspensão – com molas parabólicas, amortecedores telescópicos de dupla ação e barras estabilizadoras na dianteira e na traseira – é igualmente novo para este modelo de microônibus, proporcionando maior conforto e estabilidade.

Os eixos dianteiros e traseiros são da própria marca Mercedes-Benz. A eles juntam-se o câmbio ZF de 5 marchas – de fácil engate – e a direção hidráulica ZF, que demanda menor esforço para manobras.

Novo painel de instrumentos e linha CAN: Mais moderno, prático e funcional, o novo painel de instrumentos é outro destaque do LO 916. Ele propicia melhor visualização dos instrumentos e facilita a operação pelo motorista. Vantagem muito importante é que o painel traz funções que auxiliam o condutor a operar o veículo de uma forma mais econômica, como por exemplo, a indicação do consumo de combustível instantâneo, expresso em km/l. Além disso, agiliza a operação de manutenção com as informações dos códigos de possíveis falhas na tela do painel “Diagnose on board”.

Os chassis 2012 da Mercedes-Benz vêm equipados também com linha CAN, sistema que interliga todos os dados de gerenciamento eletrônico do veículo. Entre eles, destacam-se as informações do motor e do sistema de pós-tratamento dos gases de escape.
Novos componentes elétricos no chassi

O novo chassi para microônibus LO 916 vem equipado com os seguintes itens: – chave geral de corte de energia e fusíveis de proteção, que garantem ainda mais segurança ao sistema elétrico; – tomada elétrica para reboque (item de série), que assegura maior confiabilidade na aplicação; – pedal do acelerador habilitado para montagem de sistema de bloqueio de portas, descartando a necessidade de sistemas auxiliares (ex. Anjo da guarda).

Destaque ainda para o novo volante, de melhor empunhadura, que proporciona maior conforto e praticidade para o dia a dia de trabalho do motorista.

Fonte e fotos: Mercedes-Benz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo