Passado o dia 7 de outubro, o pleito em Natal se definirá no segundo turno. As questões políticas ainda estão sendo discutidas, mas é fato que a alta e inesperada porcentagem do candidato petista Fernando Mineiro fez o pleito ser definido em dois turnos em Natal. Os outros dois candidatos que seguem na disputa, Carlos Eduardo e Hermano Morais, brigarão por cada voto nas próximas semanas. Muita briga, certamente. Deixando a ‘politicagem’ de lado, existem propostas únicas dos prefeitáveis relacionadas ao transporte na capital. Atentem a elas!
Substancialmente, as propostas dos candidatos – de todos – contemplam, principalmente, a realização da licitação de transporte público e a implantação do BRT. Parte deles também apresentou propostas de integração com a região metropolitana. Agora, com o segundo turno, as propostas são mantidas – talvez até melhoradas. Todas, porém, no mesmo contexto. Durante o primeiro turno da campanha, os três principais candidatos traziam um grande único tema/proposta em relação ao transporte – sendo assim o que realmente diferia os ideais dos candidatos nos temas relacionados ao transporte.
Fernando Mineiro, do PT, terceiro colocado nas urnas e motivo de interesse pelos dois que disputam o segundo turno, era curto e grosso ao dizer que na sua gestão “o SETURN (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Natal) não mandaria em Natal!”. De acordo com o petista, sua gestão realizaria a tão sonhada licitação, que seria essencial para resolver os problemas de transporte em Natal. Com a licitação, o controle do sistema voltaria a ser da prefeitura – que passaria a ser responsável inclusive, pela produção dos cartões eletrônicos do sistema NatalCard. Mineiro também prometeu realizar as obras de mobilidade urbana e implantar ciclovias em Natal.
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Foto: Divulgação |
Até então, apesar da disputa pelos votos de Mineiro pelos candidatos que estão no segundo turno, não se sabe se algum dos dois comprou sua principal sua ideia relacionada ao transporte. Carlos Eduardo (PDT) e Hermano Morais (PMDB) tinham outras grandes propostas únicas relacionadas ao tema: Carlos pretende implantar novamente as Estações de Transferência, criadas em 2007 durante sua gestão. 11 Estações espalhadas pela cidade permitiam que os usuários fizessem integração de linhas de ônibus em Natal. As estações foram desativadas em 2009 por sua sucessora, atual prefeita Micarla de Souza (PV), e as integrações passaram a ser feitas pelo cartão eletrônico NatalCard. Com a mudança, o tempo máximo de integração entre uma linha e outra é de 60 minutos, e devido às fraudes cometidas pelos ‘janelinhas’ (pessoas que vendem vale-transportes ilegalmente), o tempo mínimo é de 10 minutos. Já com as estações, não havia limite de tempo para poder integrar entre as linhas. Segundo a campanha do ex-prefeito, além de reativar as 11 estações, 10 novas Estações de Transferência serão criadas.
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Ônibus do atual sistema Corujão |
Já seu principal concorrente, Hermano Morais, propagou ônibus circulando 24 horas na cidade como a grande proposta de sua campanha relacionada ao transporte. Natal, porém, já tem ônibus em circulação durante a madrugada. Cinco linhas com trajeto especial fazem parte do serviço ‘Corujão’, atendendo toda a cidade. O que o candidato pode não ter sabido averiguar e posteriormente repassar aos eleitores, é, talvez, a ampliação e implantação de novas linhas nesse sistema. A questão já é, atualmente, bastante discutida. Haja vista fortes comentários de que a SEMOB – Secretaria de Mobilidade Urbana – já queria atualmente implantar linhas de grande demanda, como 21 (Felipe Camarão/Areia Preta), 37 (Cidade Satélite/Rocas), 50 (Serrambi/Santa Catarina) e 73 (Santarém/Ponta Negra) circulando por toda a madrugada. Sistemas de capitais vizinhas, como João Pessoa e Recife têm um sistema melhor estruturado das linhas que circulam na madrugada. Em Natal, as empresas alegam baixas demandas – já com o próprio atual sistema – e afirmam que a insegurança ainda prevalece na madrugada. Fatos a serem considerados – ou não – por Hermano, caso eleito, já que, nem mesmo a própria licitação, contempla melhorias no sistema noturno.
Agora, além de aguardar o dia 28 de outubro e poder saber quem administrará Natal pelos próximos quatro anos, veremos, de fato, quem irá tirar tais grandes e únicas propostas relacionadas ao transporte do papel!
Eu voltei; agora pra ficar!
Os ônibus da Riograndense estão de volta às ruas. Foi montada uma espécie de cooperativa – pelos próprios funcionários e autorizada pelo DER/RN (Departamento de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Norte) – para que os funcionários passassem a operar as linhas metropolitanas e rodoviárias da empresa – devido a grande demanda e respectivamente falta de ônibus no período eleitoral e de final de ano, que já começa a se aproximar. As linhas urbanas, porém, ficaram de fora. Não há informações se a empresa pretende se reestruturar, apesar de ter anunciado falência no último mês de agosto. Aliás, o caso da Riograndense é único! Não há registros de empresas que anunciam falência e a própria justiça não intervém, auxiliando os funcionários e tratando questões de débitos da empresa. Para a operação urgente que houve nas eleições, os ônibus urbanos voltaram com nova numeração.