Eleições 2012: Confira as propostas dos candidatos para mobilidade urbana em Natal

Há três dias das eleições, trazemos a segunda parte da matéria veiculada no jornal Diário de Natal no último domingo, 30/09, sobre as propostas dos seis candidatos à Prefeitura do Natal para diversos serviços da cidade. No domingo, publicamos as propostas para o transporte.

Agora, trazemos abaixo as propostas para a mobilidade urbana. Confira:

Roberto Lopes: Implantação de ciclovias como alternativas viáveis de locomoção. Repensaremos o transito abrindo acessos onde não existe e criando estacionamentos públicos.

Rogério Marinho: Vamos melhorar a fluidez do sistema público de transporte e do trânsito em Natal. Além de medidas de médio e longo prazo que constam no Pró-transporte, propomos medidas simples a serem adotadas para obtermos um trânsito civilizado, com transporte público digno, confortável e eficiente. Vamos buscar as garantias para que Natal não perca as obras de mobilidade já garantidas com a Copa do Mundo de 2014. Vamos reunir a bancada federal porque a cidade não pode sair desse processo sem o legado que todos nós esperamos. Iremos estimular a criação de estacionamentos nos principais centros comerciais, e um sistema de câmeras eletrônicas para fiscalizar ruas da cidade e implementar ciclovias e ciclo-faixas para estimular o deslocamento por bicicletas.

Hermano Morais: Para melhorar o trânsito na cidade, é precisoir mais além do VLT, do trem urbano e do BRT (corredores rápidos de ônibus). É preciso implantar sistemas tecnológicos inteligentes de controle de tráfego, sinalizar as ruas, criar ciclovias. Temos que regulamentar os estacionamentos nas vias públicas, investir em novos projetos de mobilidade e projetar Natal para os próximos vinte anos. As parcerias público-privadas são essenciais para uma cidade que deseja crescer. A Prefeitura sozinha não tem condições de fazer tudo. Temos bons projetos, capacidade de diálogo e teremos excelentes técnicos. Seremos parceiros dos empresários, por exemplo, na construção de edifícios-garagem nas vias de maior concentração comercial, como Afonso Pena, Alecrim e Centro.

Fernando Mineiro: Os projetos de mobilidade urbana de Natal estão, desacelerados e não há uma boa perspectiva de que estarão prontos na data prevista. Isso se deve, mais uma vez, à ineficiência das atuais gestões municipal e estadual. Nossa gestão retomará e implementará todos esses projetos. E para isso vamos adotar como premissa uma visão modernizadora do processo, com uma visão de futuro. Vamos tirar do papel o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, retomar e atualizar todos os projetos de mobilidade relacionados à Copa 2014, priorizar investimentos na melhoria e modernização do serviço de trens urbanos e a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), apontado pelos especialistas no assunto como a solução para interligar os municípios da Região Metropolitana de Natal.

Carlos Eduardo: O problema de mobilidade urbana só pode ser minimizado com investimentos em obras que possibilitem o surgimento de novas rotas, mas também passa pela prioridade ao transporte público que permita às pessoas optarem por deixarem os carros em casa. Nossa proposta é investir em tecnologia, criando uma central de controle de tráfego, que iniciamos em nossa gestão anterior, para monitorar pelo sistema de câmaras o comportamento do trânsito. Também iremos investir em parceria com a iniciativa privada na construção de pontos de estacionamentos para tirar os veículos parados das vias e abrir espaço para o tráfego.

Robério Paulino: O atual modelo de mobilidade baseado no automóvel é antieconômico, anti-ambiental e insustentável Propomos uma inversão completa desse modelo, com prioridade ao investimento no transporte coletivo de massas, para dar alternativas confortáveis e rápidas às pessoas para se deixarem o carro em casa. Faremos uma experiência piloto para implantação por etapas de ônibus a hidrogênio ou até mesmo elétricos. Criação por etapas de ciclovias seguras por toda a cidade, com construção de uma fábrica municipal de bicicletas, inclusive de bicicletas elétricas para quem não puder pedalar, com recarregadores por toda a cidade, com vendas em longo prazo. Interdição aos domingos, logo no início do mandato, de uma faixa das grandes avenidas para estímulo ao ciclismo, atividade física e lazer, com oferecimento de diversos serviços públicos nestes locais.

Com informações: Diário de Natal

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