Exatamente, marcianos! De uns tempos pra cá, algumas empresas de ônibus passaram a aderir seus nomes/logomarca e numeração no teto dos ônibus – certamente para melhor informar vocês de Marte, ou demais que estejam ao longo do universo. Tenho uma boa convicção a respeito de vocês, marcianos. Acredito que agem da mesma maneira que a população de países desenvolvidos aqui na terra, lugares onde não são os pobres que têm carros, mas sim os riscos que utilizam o transporte coletivo. E para o uso do transporte coletivo aqui em Natal, em eventuais visitas, fiquem atentos! Tem sido comum a implantação de ônibus seminovos em nosso sistema. Ao comprar os ônibus, as empresas os reformam, fazendo as modificações necessárias e, principalmente, colocando suas novas pinturas. Talvez até por falta de atenção – ou de hipótese – o teto tem sido deixado de lado (quem iria imaginar que haveria vestígios da antiga empresa no teto do ônibus, não é mesmo?! Pois é. Mas há!).
Há até mesmo o simples questionamento: Por que mexer no teto? Particularmente, acho uma falta de respeito com vocês, marcianos; mas a resposta não é essa. A resposta é com outra pergunta: Talvez por que agora aqueles ônibus pertençam a uma nova empresa? Acredito que já comentei aqui gostar de recorrer à lógica para responder questões do dia a dia. Nesse caso, a lógica me mostra que é esquecimento mesmo, coisa banal, despercebida. Teto do ônibus? Quem iria se importar? Coisa de especialista mesmo! Só acho complexo em relação a uma questão: Pelo menos em Natal, dos ônibus que circulam com nome e número no teto, grande parte vêm de empresas do mesmo grupo que atuam em outras cidades, e estes não são mudados. Para um grupo de empresas que mantém esse padrão, ao modificar os ônibus de cidade (automaticamente de empresas e numeração), a padronização do teto também deveria ser notada. Ou, nesse caso, melhor deixar essa ideia de lado para as próximas compras. Pobres marcianos!
No mais, marcianos, saibam que a coisa tá ficando russa! Muita patrulha, muita bagunça! O muro (e os ônibus também!) começou a pichar. Tem sempre um aiatolá pra atola Alá!
Transporte a nível metropolitano nos planos de Carlos Eduardo
Faltando seis dias para as eleições municipais, o prefeitável Carlos Eduardo (PDT) esteve na sede do Diário de Natal, onde participou, hoje, de um chat – pelo DN Online – com internautas à tarde. Online no momento do chat, aproveitei para questionar o ex-prefeito; logicamente, fiz uma pergunta relacionada ao transporte e também de cunho necessário – a região metropolitana de Natal, que hoje, praticamente, não tem integração alguma:
Comentário de Thiago
Natal é, atualmente, uma cidade conurbada. Nem mesmo o sistema de transporte – que essencialmente deveria estar integrada com os municípios vizinhos – tem qualquer integração. Eleito prefeito, Carlos Eduardo, existem planos para uma maior integração metropolitana?
Carlos Eduardo: “Todas as políticas públicas, em todos os setores da administração, sobretudo na questão do transporte público, terão o foco da região metropolitana. O projeto da região metropolitana está pronto no governo do estado, o que falta é a sua execução e isso nós vamos, também, cobrar do governo do estado. A visão nossa tem que ser realmente a visão metropolitana”.
Certamente também haverá esse chat com os demais candidatos. Havendo oportunidade, também questionarei perguntas em contexto semelhante. De qualquer maneira, as eleições estão chegando… A conferir o resultado e, principalmente, ações.