Foi divulgada a licitação para concessão de novas linhas de ônibus a empresas interessadas em atuar no transporte coletivo da capital do Oeste. A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura publicou o aviso no Jornal Oficial de Mossoró (JOM) nº. 162. O documento é a concorrência nº. 26/2012, que basicamente repete a concorrência nº. 01/2012.
Desta vez, de acordo com o gerente de Trânsito, Jaime Balderrama, não haverá mais a polêmica exigência de ar-condicionado nos novos veículos que forem postos à disposição dos mossoroenses. A regalia tinha sido cobrada na primeira seleção, realizada em junho deste ano, que resultou esvaziada. Por sua vez, a recomendação de se manter a tarifa em R$ 1,85 – ou menor – se mantém.
Na época da primeira licitação, o diretor do Departamento de Compras e Licitações da Prefeitura, Marcos Fernandes, afirmou que os empresários teriam afirmado estar desestimulados em investir em Mossoró devido justamente à requisição do ar refrigerado. Os aparelhos gerariam, para eles, altos custos com combustível e manutenção.
A exigência, segundo o gerente Balderrama, tinha sido uma recomendação, de motivo ainda desconhecido, do Ministério Público Estadual. Agora, porém, justiça e prefeitura acharam melhor dispensá-la – a decisão foi tomada numa reunião feita pouco antes de se divulgar a concorrência no JOM.
Se a licitação ocorrer dentro do previsto, será dado um passo importante para cumprir o objetivo de entrar 2013 com 46 ônibus, dez a mais que a quantidade atual.
Memória: O processo licitatório para concessão de novas linhas de ônibus na cidade faz parte do Plano de Mobilidade Urbana, aprovado pela Câmara Municipal de Mossoró em dezembro do ano passado. Uma das metas é que a cidade conte com pelo menos 50 ônibus até 2020.
Fonte: Jornal de Fato