Há uma semana, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) começou as obras no pátio da Estação de Natal. As obras fazem parte do projeto de modernização do sistema ferroviário que prevê a implantação de Veículo Leve sobre Trilhos.
O Governo Federal liberou orçamento de R$ 154 milhões para modernização do sistema, a serem investidos na compra dos veículos que custarão R$ 50 milhões, e nas obras de infra-estrutura e modernização do pátio férreo de Natal.
As obras iniciadas fazem parte da primeira etapa do projeto de modernização do sistema, adaptando as vias para a chegada do VLT. Mais de 500 metros de trilhos serão subtituídos, nivelados e alinhados e a via férrea será limpa e recuperada em toda a sua extensão.
A implantação do VLT em Natal é um antigo projeto do Governo do Estado e que agora, com financiamento do Ministério das Cidades, será implantado até a Copa do Mundo de 2014. O projeto tem por objetivo otimizar a prestação do serviço, tonando-o mais rápido e sem grande intervalos entre um trem e outro para os usuários da Grande Natal.
Para o Superintendente da CBTU/RN, João Maria de Carvalho, a modernizaçao do sistema ferroviário trará grandes benefícios para a população a curto e longo prazo. “Estamos trabalhando para agilizar o projeto, que vai interferir positivamente no dia-a-dia dos usuários. Mesmo as pequenas mudanças que estão sendo feitas já serão notáveis. Com a odernização do sistema, o transporte ferroviário será uma opção mais para os usuários do transporte público e vai desafogar o trânsito nas ruas da cidade, aliviando a superloação dos ônibus”, disse João Maria Carvalho.
Atualmente, a CBTU conta com duas locomotivas que realizam 24 viagens diárias, sendo 10 para a linha Norte (Natal/Ceará-Mirim) com 12 estações e 14 para a linha Sul (Natal/Parnamirim), com 10 estações. Seu sistema de transporte de passageiros sobre trilhos, transportando cerca de 9 mil passageiros por dia.
A dona de casa Josinete Mendonça mora em Parnamirim e costuma utilizar o trem para se deslocar para Natal. Para ela, andar de trem é muito mais conveniente. “Sempre prefiro andar de trem pois além de mais rápido, também é seguro. Não tem empurra-empurra. Quando vou de ônibus do centro de Natal para Parnamirim demoro uma hora ou mais para chegar em casa, mas no trem, gasto no máximo 30 minutos. É bem melhor e o serviço está cada vez melhor”, disse.
A fim de melhorar o atendimento no transporte sobre trilhos a curto prazo, a CBTU está tomando medidas mais imediatas. Uma delas é a vinda de uma nova locomotiva paradar suporte às outras duas existentes. De acordo com João Maria de Carvalho, superintendente da CBTU/RN, a vinda desta irá trazer benefícios imediatos aos usuários. “Com a chegada dessa nova locomotiva, que nos foi cedida pela unidade de Maceió, as outras poderão passar por revisões periódicas e reparos necessários. Sem contar que agora com três locomotivas, o tempo de espera dos passageiros será menor. Ela vem pra somar”, disse João Maria.
A nova locomotiva já está a caminho e tem sua chegada prevista para este final de semana. Sua chegada não faz parte do projeto de VLT, que só deve ser totalmente concluído em dois anos. O governo do Estado garante que até a Copa do Mundo de 2014 o sistema VLT estará em pleno funcionamento.
Ainda este mês, o edital de licitação de empresas para executar o projeto será publicado e espera-se que compra dos veículos seja efetuada até o mês de janeiro de 2013.
Fonte e foto: Jornal de Hoje