Entre os dias 11 e 14 de setembro, a Alstom participará da 18ª Semana da Tecnologia Metroferroviária, a ser realizada no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo, com o tema “A contribuição dos trilhos para a mobilidade”. Na oportunidade, a empresa vai apresentar soluções para o transporte público de passageiros sobre trilhos, como VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos), trens regionais e sistemas de sinalização e controle.
A Alstom é uma das líderes no mercado de transporte ferroviário de passageiros, no fornecimento de soluções de sinalização e controle para transporte ferroviário de cargas, além de estar presente em quase todos os sistemas metroferroviários do País.
Além de sua participação como expositora, a Alstom fará duas apresentações no dia 12 de setembro, na sala 4. A primeira será realizada das 13h30 às 14h15, por Eric Farcette, Business Development Manager da Alstom para América Latina, cujo tema será “Soluções Eficientes para a Construção de Sistemas de VLT nas Cidades Brasileiras”. A segunda palestra será realizada das 14h15 às 15h, por Wagner Ribeiro, Business Development Director da Alstom para América Latina, cujo tema será “Soluções Alstom para Ligações Regionais Sobre Trilhos”.
“Novos processos colocaram a empresa em um patamar diferenciado de qualidade, por meio de melhorias técnicas e redução de prazos. Neste ano, a Alstom dá continuidade a ações para melhorar a mobilidade urbana no Brasil, com ênfase nas soluções mais adequadas para cada cidade”, afirma Marco Contin, diretor geral do setor Transporte da Alstom no Brasil.
O Citadis, modelo de VLT da Alstom, é uma solução moderna e sustentável, pois tem capacidade de transportar um volume de passageiros equivalente a 50 carros ou três ônibus. O modelo da Alstom tem um gasto de energia, por passageiro, 75% menor do que um ônibus elétrico e emite um quarto do ruído do tráfego de veículos. A Alstom tem ainda um panorama favorável à produção de trens regionais, que estão em estudo neste momento em diversas cidades brasileiras.
A empresa também se destaca em tecnologia para sistemas de metrô, por ter desenvolvido uma em cada quatro operações do tipo no mundo. Muitos deles foram produzidos com engenharia e fabricação brasileiras, incluindo a transferência de conhecimento para outros países. Um exemplo atual é a produção para o metrô de Chennai, na Índia. A fábrica brasileira é a responsável pelos primeiros nove trens, de um total de 42, transferindo técnicas de produção para a Índia e exportando know-how brasileiro.
“A fabricação de 72 carros para o Expresso Leste da CPTM é outro importante contrato em andamento. Os trens serão utilizados na linha 11, que vai da Estação da Luz a Estudantes, com 50,8 km de extensão e transporta em média 521 mil passageiros de segunda a sexta-feira. Agora, além dos projetos municipais, um de nossos focos é o trem de alta velocidade entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro”, complementa Contin.
Sobre a Feira: Realizada pela AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô), a 18ª Semana de Tecnologia Metroferroviária tem como proposta reunir técnicos, entidades, empresas e órgãos públicos municipais, estaduais e federais, para discutir novas tecnologias no setor de transportes no País e no mundo, bem como debater estratégias de investimentos tanto para o transporte de passageiros como para o de cargas.
Em paralelo à 18ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, acontecerá a METROFERR 2012, feira de exposição de produtos e serviços de empresas do setor que mostrará o que há de mais moderno na área de transporte público sobre trilhos.
Fonte e foto: Webtranspo