Os itinerários entre as cidades têm início às 4h30 e vão até a meia-noite. Porém, não há horário fixo de operação dos ônibus que oferecem internet. O serviço tem prazo de término de operação em dezembro, mas segundo as empresas, a parceria deverá ser estendida para 2013.
Os veículos que têm o sistema estão identificados com um adesivo na porta e com duas faixas laterais em cada lado. Dentro do ônibus, os passageiros que possuem o sistema wi-fi nos aparelhos eletrônicos, como notebooks, tablets e celulares, visualizam na parte da frente do próprio banco a rede e a senha para que possam se conectar à internet.
Segundo Rodrigo Bongiovanni, diretor da Pássaro Marron, a parceria veio ao encontro do que a empresa queria oferecer. “Nós sempre tivemos a ideia de colocar a internet no intuito de atrair o público. Ele (passageiro) vai estar ganhando tempo. Ao invés de estar na estrada dirigindo, ele vai estar ganhando tempo, trabalhando, passando e-mail, produzindo”, justificou Rodrigo Bongiovanni, diretor da Pássaro Marron, ao G1.
A fase de estudos de viabilidade do projeto foi iniciada em novembro do ano passado. “Fizemos todos os testes de rede, usabilidade, áreas de sombra na estrada para verificamos qual a melhor tecnologia e equipamentos para que o sistema funcionasse corretamente”, explicou Raphael Denadai Sanchez, diretor de Pequenas e Médias Empresas da Telefônica/Vivo.
Custo ao usuário: Para o auxiliar administrativo Anderson Camargo, que faz o trajeto entre São José dos Campos e São Paulo todos os dias, e já usou o sistema de internet a bordo, o serviço agradou, mas a preocupação dele é de que a tarifa possa aumentar. “A velocidade está muito boa, ajuda bastante na navegação e hoje em dia é importante estar conectado o tempo todo. O problema é se começar a aumentar a passagem por causa do serviço”, disse.
Segundo a Pássaro Marron, não há previsão de que a internet gratuita possa gerar custos ao usuário. “A empresa não quer repassar ao cliente, é uma cortesia. É uma maneira de atrair o público a utilizar o ônibus. Por isso, o serviço vai ficar sem cobrança de nenhuma tarifa”, assegurou Bongiovanni.
Expansão: Uma queixa dos usuários ouvidos pelo G1 é de que não há a regularidade nos horários e de que outros destinos operados pela empresa também poderiam oferecer o sistema. “Eu moro em São José dos Campos, trabalho em São Paulo aos sábados, mas muitos dias da semana preciso ir para Guaratinguetá. Seria bom se tivesse internet nas outras linhas também, ainda mais porque a viagem para Guará é um pouco longa”, disse o técnico em enfermagem, Luciano Correia.
Rodrigo Bongiovanni garantiu que outros destinos como Taubaté e Ubatuba poderão ter o sistema wi-fi a bordo no futuro, mas ainda não há uma previsão de quando comece a operar. Atualmente, os ônibus da Pássaro Marron atendem 50 cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Sul de Minas. A empresa tem uma frota de 418 carros e um quadro de 1.600 funcionários.
Foto: Márcio Rodrigues (G1)
Fonte: G1