Governo promete entregar 678 ônibus de transporte escolar adaptados

Em mais uma ação da agenda positivo para tirar o foco do mensalão, o governo anunciou, nesta quinta-feira (16), que alcançou a meta de disponibilizar 20 mil vagas para pessoas com deficiência no Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). O objetivo foi traçado em novembro do ano passado, quando o Planalto lançou o Plano Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência.
O anúncio foi feito pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, durante a divulgação do primeiro balanço do plano, em Brasília. Segundo ministra, ainda não é possível saber quantas vagas foram ocupadas, mas ela fez questão de ressaltar a importância de oferecer a oportunidade.”Temos professores disponíveis nesses cursos de formação e cursos voltados para atender as necessidades das pessoas portadoras de deficiência”.
A ideia do plano é garantir direitos de acessibilidade às pessoas portadoras de alguma deficiência nas áreas de educação, transporte, saúde e assistência social.
Para possibilitar o acesso dessas pessoas às escolas, a promessa da Secretaria de Direitos Humanos é entregar, até o fim deste ano, cerca de 700 ônibus de transporte escolar adaptados para pessoas com deficiência física em 519 municípios. A ministra garante que no próximo ano letivo os alunos que precisam de transporte especial vão contar com os veículos. 
“Nós faremos a entrega no final deste ano, entre novembro e março de 2013. Nós já teremos rodando, no ano que vem, no início do ano letivo, 678 ônibus adaptados”, diz a ministra.
Atualmente, 45 milhões de pessoas em todo país vivem com algum tipo de deficiência, de acordo com os dados do Censo 2010.
Com informações: R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo