Seminário “Motores do Desenvolvimento” discute mobilidade urbana

O progressivo aumento da frota de veículos particulares, combinado com outros fatores como o baixo investimento em transporte coletivo no Brasil, tornou a gestão do sistema de mobilidade e transporte fundamental nas cidades brasileiras. Antes “privilégio” das grandes cidades, os engarrafamentos passaram a ser rotina em cidades de médio porte, como Natal. Por conta de todo esse contexto, resolver os problemas de trânsito e mobilidade passou a ser um desafio para qualquer gestor no Brasil.

O Projeto Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, realizado pela Tribuna do Norte, Sistema FECOMERCIO/RN, Sistema FIERN, UFRN e Governo do RN, com apoio do BNDES e patrocínio da Assembleia Legislativa do Estado do RN, Ale e Seturn, terá como tema “Transportes e Mobilidade Urbana”. O Seminário, 3ª edição de 2012, será realizado no próximo dia 27 de agosto, segunda feira, no Serhs Natal Grand Hotel, Salão Bossa Nova, 1º piso, na Via Costeira, às 8h.

Este é o quinto ano do projeto Motores do Desenvolvimento e o tema Mobilidade e Transporte o 15º tema trabalhado desde o início, em 2008. Outras temáticas, como indústria, inovação e tecnologia, educação, turismo, já foram abordadas pelo Motores do Desenvolvimento. As inscrições são gratuitas e já estão abertas, porém as vagas são limitadas. Para se inscrever, é necessário ligar para os telefones 4006.6120 ou 4006.6121, durante o horário comercial.

É praticamente uma unanimidade entre os especialistas em trânsito e mobilidade que o investimento em transporte de massa deve ser priorizado, em detrimento dos gastos com a melhoria do tráfego de veículos particulares. Observe o seguinte cenário: com o avanço do padrão de vida do brasileiro, e a crescente ascensão de pessoas às classes C e B, o número de habitantes com veículos vai aumentar. Por outro lado, os gastos com a melhoria da estrutura e tamanho de ruas e avenidas costuma ser alto. O resultado disso é que a convivência com qualidade de vida numa cidade onde boa parte da população se desloca em veículos particulares simplesmente não é possível.

Segundo o professor da UFRN Enilson Medeiros, que é doutor em política de transportes, isso não significa que as pessoas devam parar de comprar seus automóveis. O carro é usado em países da Europa prioritariamente no final de semana. “Não faz sentido querer diminuir ou brecar as vendas de veículos, até porque se trata de um importante estímulo à economia. O que precisa ser feito é se criar um sistema de transporte público forte, consistente, e a partir disso as pessoas irão deixar de usar o veículo particular no cotidiano para usar unicamente nos finais de semana”, explica o professor Enilson Medeiros.

Em Natal, os investimentos em mobilidade estão centrados na melhoria das vias públicas, através das chamadas obras de mobilidade para a Copa do Mundo. A intenção é minimizar o impacto de alguns gargalos do trânsito da cidade, principalmente nos arredores do estádio Arena das Dunas e nos itinerários relativos à Copa do Mundo, como Aeroporto/Estádio e Rede hoteleira/estádio. Dentre as alternativas de transporte em massa, está o Veículo Leve sobre Trilhos da Região Metropolitana e algumas faixas exclusivas para ônibus dentro da cidade de Natal.

Para o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste, Eudo Laranjeiras, o poder público vem investindo pouco no setor. “Na realidade, está faltando muito. Falta infraestrutura, falta priorizar o transporte público. Os governos não vêm investindo quase nada”, aponta.

Nesse sentido, os principais prejudicados são os usuários dos serviços. “O ônibus disputa espaço com o automóvel e a viagem que poderia durar uma hora passa a demorar duas horas. Como não é uma prioridade, a qualidade cai. É isso o que acontece”, resume.

Foto: Alex Régis (Tribuna do Norte)

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