Grandes obras ficam pra depois da Copa, diz secretário da Semob

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Márcio Sá, em entrevista ao Jornal 96, nesta quarta-feira (15), esclareceu questões com a falência da empresa Riograndense, ações para minimizar os efeitos da saída da empresa e o futuro das obras de mobilidade na cidade. Para o secretário, o sistema de transporte urbano sofre o reflexo da falta de gerenciamento político.
Durante a entrevista, o secretário esclarece que o sistema urbano de transporte sofre a falta de atenção por parte das gestões anteriores. Segundo ele, a prefeita Mircala de Souza (PV) deu um norte para as próximas administrações. “O que ocorreu é reflexo da falta de planejamento na área transporte. As gestões anteriores nunca pensaram no sistema, nunca tiveram coragem. O que ocorreu com a Riograndense foi uma morte anunciada, porque o sistema é falho. Agora, temos um plano de mobilidade, a prefeita, com a licitação, deu um norte”, aponta.
Sobre a licitação, o secretário da Semob diz que já está pronta, mas que é necessária a participação dos vereadores. “Todos falavam da forma como era pensado o transporte de Natal, sem saber como se calculava as tarifas, as concessões. Agora, com o advento da licitação, as regras do jogo vão estar às claras, todas essas informações, como o cálculo tarifário, serão conhecidas”, explica.
Ainda sobre a licitação, Márcio Sá, quando questionado sobre a morosidade da abertura do processo licitatório, explica que o projeto teve alguns contratempos. “O projeto foi enviado à câmara em dezembro passado, mas ele tinha deformidades e não conformidades. Então, ele teve que voltar para a Secretária para ser corrigido. Até faço uma apelo pelo bem da sociedade, pelo bem do transporte público, nossos vereadores têm que votar o projeto”, argumenta.
O Secretário Márcio Sá aponta que a situação da empresa Riograndense vinha apresentando problemas financeiros, mas a notícia da falência da empresa foi algo que pegou de surpresa. “As linhas não são ruins. A Semob se surpreendeu com esse processo da Riograndense, mas isso nos serviu para refletirmos e avaliar a situação e, assim, tomar medidas para que isso não ocorra novamente”, esclarece.
Agora, o Secretário afirma que o próximo passo é reforçar o atendimento na área em médio prazo e, a longo prazo, outorgar uma nova empresa para o atendimento do público. Sobre mobilidade urbana, Márcio Sá é objetivo. “Não acredito que ocorra grandes mudanças na mobilidade de nossa cidade. Acho que até a Copa devem ocorrer ações pontuais. Agora, o que a Prefeita está fazendo é planejar para o futuro”, argumenta.
Mesmo sem ser responsável pela questão dos buracos na cidade, o Secretário da Semob disse que as ações já começaram. “Há uma quantidade muito grande de buracos na cidade. Mas a nossa secretária Tereza (Secretária da Semopi, Tereza Cristina) já está debruçada sobre o problema e já começou o recapeamento em alguns pontos centrais, como a Prudente”, esclarece Márcio Sá.
Foto: Gerlane Lima (Nominuto.com)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo