Os 425 quilômetros que separam a Rodoviária Novo Rio do Terminal do Tietê, em São Paulo, continuam os mesmos. Mas as viagens de ônibus entre as duas maiores cidades do país não. Com uma frota renovada, as empresas que atuam no trecho tentam recuperar passageiros que, nos últimos anos, migraram para a ponte aérea. A novidade no serviço de bordo é um sistema de wi-fi gratuito, já oferecido por três das quatro empresas que fazem o trajeto.
A primeira dessas novas frotas conectadas a ganhar a estrada é composta por 16 double decks (ônibus de dois andares, com serviço executivo no nível superior e leito no andar de baixo) comprados pela Auto Viação 1001. Desde o início de junho, eles operam no trecho entre Rio e São Paulo, após um investimento de R$ 16 milhões. Os veículos dispõem de antena que capta o sinal via satélite e permite que passageiros possam adiantar compromissos profissionais, checar e-mails ou simplesmente conferir a programação de musicais em São Paulo. Quem precisa trabalhar a bordo pode usar o “escritório” no fundo do segundo andar: em vez da última fileira de poltronas, há uma área com duas mesinhas e tomadas, para apoiar e carregar notebooks.
“Por enquanto o serviço de wi-fi está disponível apenas nesses novos ônibus, mas estamos estudando implementá-lo em outras linhas”, diz o gerente comercial e de marketing da empresa, Daniel Oliveira.
A Expresso do Sul e a Expresso Brasileiro também apostam no sistema wi-fi como carro-chefe entre as novidades adotadas nas novas frotas.
Fonte: Yahoo!