Empresas de ônibus modernizam serviços

Segundo dados do Ministério do Turismo, em 2011, mais de 79 milhões de passageiros desembarcaram em aeroportos brasileiros, um crescimento de 15,8% em relação ao ano anterior e novo recorde do setor. Para enfrentar essa concorrência, muitas empresas de ônibus intermunicipais e interestaduais estão modernizando os seus serviços, inspiradas nas companhias aéreas.

“Essa é uma tentativa de fidelizar os clientes e buscar aqueles que têm alguma restrição com o transporte aéreo. Antes o diferencial era o preço, que não existe mais. Até que enfim os empresários abriram os olhos e perceberam que o consumidor está mais exigente”, diz Artur Morais, pesquisador em transporte na Universidade de Brasília (UnB).

Ao contrário do setor aéreo, o transporte rodoviário de passageiros tem apresentado redução nos últimos anos. Em 2011, foram 131 milhões de passageiros, menos do que os 136 milhões de 2010, segundo dados da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Para ampliar o número de passageiros, muitas empresas estão buscando um perfil diferente de clientes. Um exemplo disso são os novos ônibus Double Class lançados pela Auto Viação 1001 no início de junho. A companhia investiu R$ 16 milhões na compra de 18 veículos com tecnologia Wi-Fi para uso gratuito pelos passageiros do trecho Rio-São Paulo. O objetivo é atingir jovens executivos. Outra novidade é que a frota conta com sistema de classes, executiva e leito, e uma espécie de escritório a bordo, com mesas para apoiar notebooks e tomadas para carregar computadores e celulares.

“A gente sabe que existe uma concorrência forte com o aéreo, porém, quem mais sofre com isso são as empresas rodoviárias de longa distância. Não é o nosso caso. Uma das linhas mais longas que temos é a Rio-São Paulo, com forte atuação da ponte aérea. Diferente de muitas empresas, que vem anunciando quedas de passageiros, nós estamos em uma situação diferente por conta de todos os lançamentos que temos feito”, conta Daniel Oliveira, gerente de marketing e comercial da Auto Viação 1001.

Outra ação da empresa inspirada no setor aéreo é o programa de fidelidade, no qual um cartão de crédito, criado em parceria com uma instituição financeira, gera pontos para as passagens compradas pela internet ou pelo telefone celular, que podem ser trocados por viagens gratuitas.

“A grande vantagem do nosso programa é que o cliente pode trocar os pontos por passagens em outras empresas do Grupo JCA (responsável pela Viação Cometa, Viação Catarinense, Viação Macaense, Expresso do Sul e SIT-Macaé). A partir da segunda quinzena de agosto vamos estender o serviço também para as compras realizadas nas rodoviárias”, completa Oliveira.

Fonte: Webtranspo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo