
O projeto alternativo foi apresentado nesta quinta-feira, 9, pela secretária municipal de obras, Tereza Cristina Vieira Pires, à prefeita Micarla de Sousa, a diversos auxiliares da prefeitura e ao secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Júlio Eduardo dos Santos, em visita oficial ao Palácio Felipe Camarão.
As mudanças seriam a opção mais viável para ficar pronto o projeto até a Copa 2014 e diminuiriam consideravelmente a quantidade de desapropriações de imóveis, um dos maiores entraves para o andamento das obras de mobilidade em Natal. As intervenções no novo Complexo Viário da Urbana estão mantidas e a previsão é iniciá-las em setembro, assim que for emitida uma licença de instalação pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
Desde fevereiro o município está recapeando 27 trechos e vias inteiras no entorno da Urbana, nas Quintas e Bairro Nordeste. O total previsto da contrapartida do município é recapear 44 ruas. De acordo com Tereza Cristina, a análise dos projetos geométricos, que dizem respeito aos dimensionamentos das vias do viaduto, já foi concluída.
Sobre as mudanças no projeto, a secretária declarou: “Criar um novo traçado para o projeto do viaduto da Urbana seria feito no sentido de chegarmos à possibilidade de até não precisar mais de desapropriações na área”. E mais: “Com isso, evitaríamos a desapropriação de 230 imóveis entre pessoais e comerciais. O ganho social seria estupendo e não atrapalharia a construção do viaduto da Urbana”.
“O nosso principal problema são as questões jurídicas envolvendo as desapropriações dos imóveis. O total de desapropriações é de 434 imóveis, sendo 55 só no entorno da Companhia de Serviços Urbanos de Natal para dar passagem ao Complexo Viário da Urbana”, declarou a prefeita Micarla de Sousa (PV).
Foto: Fábio Cortez (Diário de Natal)
Fonte: Diário de Natal