CE: Busólogos cearenses são destaque no jornal de maior circulação em Fortaleza

Os dois principais grupos de busólogos do Ceará (Fortalbus e MOB Ceará) foram destaque de uma matéria publicada no jornal “Diário do Nordeste”, principal publicação jornalística impressa cearense. Confira abaixo íntegra da matéria, publicada ontem (08/08) pelo jornal.
Já ouviu dizer que tem gosto pra tudo? Então conheça os busólogos, aqueles que são apaixonados por ônibus

Sete horas da manhã. Linha 011 (Grande Circular), lotado, como de costume no horário. A maioria dos passageiros lamenta o fato de ter de estar ali, andando de coletivo. Enquanto isso, alguém em meio àquela multidão deleita-se, observando os detalhes do veículo, investigando seu ano de fabricação, admirando as linhas de seu conceito. Este alguém é um busólogo, e talvez ninguém saiba disso.
Mas o que são os busólogos? “São pessoas que tem um gosto, uma paixão, um prazer pelo ônibus. Não só de andar, mas de observar detalhes. É o prazer de estar em ônibus. Damos uma volta de Grande Circular, de Parangaba/Mucuripe… Temos o prazer de observar a rotação do motor”, declara o estudante Jardel Machado, busólogo assumido e membro do Movimento Organizado de Busólogos do Ceará, o MOB.
Bando de loucos: Parece loucura? Não para o também estudante Mailson Amâncio. “Não nos achamos loucos. Mas tem gente que acha estranho a gente na rua, fotografando ônibus. O pessoal não entende direito”, defende, citando inclusive o estranhamento causado nos motoristas dos ônibus que se viam alvo das lentes indiscretas dos fãs do ´cambão´. “Vários motoristas paravam e perguntavam: ´Pra quê essas fotos?´, e a gente explicava, levava um álbum pra mostrar que era pra coleção”, completa Mailson, que compõe o grupo de busólogos Fortalbus.
Jardel também já foi chamado de maluco, por uma namorada. “Uma namorada minha uma vez me disse: ´Tu é doido!´. E eu: ´Sou doido não, mulher!´”, lembra, às gargalhadas da situação inusitada. E falando em mulheres, há aquelas que aceitam e até apoiam a ´loucura´ dos amados. Bem como há as que perdem a paciência em ter de dividir o amor dos busólogos com os coletivos. “Da nossa gerência da MOB tem dois que são casados e eu estou namorando. Às vezes, a coisa fica difícil. Tem delas que ficam atacadas dos nervos porque vamos fotografar e dizemos que voltamos em tal hora, mas a gente se perde no tempo… Mas tem delas que apoiam e fazem até lanche pra gente levar”, comenta ele.
Internet potencializa: Não basta ser apaixonado e ter um monte de material mofando na estante. Tem de compartilhar, exibir e trocar experiências. E isso fica muito mais fácil quando se tem a Internet como aliada. E tanto o MOB quanto o Fortalbus estruturaram-se graças à grande rede. “Nos conhecemos em 2005 e nos reuníamos na Rodoviária para fotografar. Éramos cinco, dez pessoas. Daí veio o boom do Orkut, e criamos uma comunidade lá. E, então, já éramos centenas de pessoas”, explica Mailson, um dos fundadores do grupo, que transformou-se em blog em 2010.
Trajetória semelhante foi traçada pelo MOB. “As redes sociais foram o estouro para a gente poder se unir”, comenta Jardel. Em 2011 o grupo tornou-se blog para compartilhar as experiências e souvenirs dos membros loucos e apaixonados pelos ônibus.
Foto: Edilene Vasconcellos (Diário do Nordeste)
O UNIBUS RN parabeniza os companheiros cearenses pelo reconhecimento do seu excelente trabalho para divulgação da busologia e reitera o desejo de que, cada vez mais, nosso hobby seja conhecido e se desenvolva a cada dia. Desejamos sucesso aos nobres companheiros cearenses e reiteramos os laços de amizade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo