Duas empresas que atuam na região metropolitana de Natal estão ‘de cara nova’: Barros e Via Sul. Na Barros, as mudanças são extremamente significativas. Mudanças na pintura, veículos e, principalmente, na parte operacional. Foi feita uma parceria com já gigante Trampolim da Vitória, que agora é a sua gestora – termo a ser considerado. Como principal meta – obviamente – reduzir gastos. Assim, na mudança da pintura, por exemplo, o contexto foi mantido, ela apenas foi alargada e diminuída, passando a ocupar apenas as blusas dos veículos. Como a maioria dos incidentes ocorre por colisões e arranhões de carros e motos nos ônibus, justamente, na chapa inferior dos veículos (as chamadas saias), os ônibus teriam que parar na manutenção, e a pintura, devido aos diversos tons, demorariam cerca de três dias até estar pronta e os veículos poderem voltar às ruas. Com a mudança, diminuem-se os gastos com tintas e aumenta a agilidade na manutenção.
As mudanças também refletem na frota da empresa. Alguns ônibus da Trampolim foram remanejados para a Barros, bem como os veículos da Barros com uma porta apenas foram redirecionados para o fretamento (que continua sobre administração da Barros). Isso devido a Trampolim saber bem que trabalhar um sistema metropolitano em ônibus com apenas uma porta dificulta as operações. E é justamente essa a principal promessa da Trampolim: melhorias na parte operacional das linhas da Barros. Tudo que já foi posto em prática e significou melhoras e praticidade na Trampolim, deverá agora ser levado à Barros. Bom para os moradores de Nísia Floresta, São José de Mipibu, Arês e Georgino Avelino; principais regiões para onde a Barros opera. Os ônibus também estão recebendo adesivos informando o uso do Trampolim Card (cartão eletrônico utilizado nas linhas da Trampolim da Vitória) – e que já era usado há anos, mas só agora recebe divulgação – e parte da frota deverá ser renumerado com o critério pernambucano, onde o primeiro dígito representa o ano do ônibus.
E quem também está de cara nova, literalmente, é a Via Sul. A empresa comprou, recentemente, alguns ônibus seminovos, vindos do Rio de Janeiro, e os caracterizou apenas com o tom amarelo na frente e traseira dos veículos. O símbolo da pintura – um dos mais lindos de todo o Brasil; sem exageros! – ficou apenas nas laterais. Ainda nos usados, os últimos veículos a entrarem em operação, apareceram ainda mais simples, com a numeração em uma fonte que diverge do nome ‘Via Sul’. A mudança foi mais além, e chegou a um veículo antigo da frota, 05023, que foi reformado e recebeu o mesmo formato de pintura dos ‘novos’ ônibus. Há quem diga que a mudança é para reduzir gastos, pois o padrão de pintura da Via Sul, de fato, gastasse bastante; e há quem diga que é uma nova padronização da empresa para os carros que operam em Nova Parnamirim – o que é péssimo, pois, mais uma vez, faz Nova Parnamirim diferir das demais linhas de Natal até nos ônibus, afastando ainda mais a ideia da região metropolitana integrada. Seja por qual motivo for, deixo registrado meus lúgubres lamentos pela perda integral de uma pintura tão linda como aquela!
Manda quem pode…
Não diria que obedece quem tem juízo, mas sim quem quer vender! Trata-se da Volvo, que está produzindo o B270F automático para a Itamaracá, de Recife – e que é sempre válido lembrar que têm ações das empresas Trampolim da Vitória e Nossa Senhora da Conceição aqui no Rio Grande do Norte. A pernambucana queria fazer a compra de chassis da Volvo, mas, por já ter adotado o padrão de carros automáticos com os chassis Volkswagen, queria o B270F automático também. A Volvo aceitou a proposta e está produzindo os carros com o diferencial, a pedido do cliente. Resta saber se vai lançar o modelo com a opção para venda no mercado, ou se será mesmo exclusividade da ‘Ita’. E pra o RN? Será que vêm deles?
Vão testar
Ainda falando em Volvo, ao que tudo indica, deverá vir um ônibus de test drive para as empresas interessadas na marca aqui no Rio Grande do Norte. O modelo seria um Torino, da Marcopolo, que já estaria sendo fabricado. Deverá vir com a logomarca da marca sueca e, claro, da concessionária local, Gotemburgo. Prelúdio semelhante aconteceu em Manaus. Lá, as empresas estão testando o chassi urbano da Volvo, também no modelo Torino.
O último ônibus de test drive em Natal foi trazido em 2009 pela Via Diesel, concessionária Volkswagen. Num modelo Svelto, as empresas puderam conferir o chassi 17-230 V-TRONIC. Conceição, Guanabara, Cidade das Dunas e Trampolim da Vitória testaram o veículo. De imediato, apenas Dunas e Trampolim aprovaram o chassi e compraram dele.
Thiago Martins