Prolongamento da Omar O’Grady será liberada

O prolongamento da avenida Omar O’Gray será liberada para utilização dos motoristas natalenses no próximo mês. A informação foi confirmada ontem pelo secretário Especial para Assuntos relativos à Copa 2014 (Secopa), Demétrio Torres. Para a conclusão da obra, segundo o secretário, resta concluir uma passagem de nível – espécie de túnel – na rua Caiapós. A via chega com a proposta de desafogar o trânsito na BR-101 no trecho que sai de Parnamirim e segue até Natal.

A obra é integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Copa); e na quinta-feira (26), o túnel do viaduto existente na avenida Tamanduateí foi liberado para o tráfego de veículos e duas ruas foram interditadas.

Segundo Demétrio, não é possível estipular uma data exata para a entrega da via, mas garante que será feita durante o mês de agosto. “E antes da entrega da obra completa, vamos abrir o túnel do outro viaduto assim que ficar pronto. Não há sentido ficar com o trânsito interrompido se na parte de baixo estiver tudo pronto”, contou.

Os motoristas que trafegam pelo local gostaram da novidade que ainda não foi anunciada pelo Governo do Estado. “Ficou melhor, porque assim não precisa fazer um retorno muito grande. Gostei dessa abertura”, disse o auxiliar administrativo Gustavo Medeiros. Além da abertura do túnel, a empresa IM Comércio e Terraplanagem – responsável pelo projeto – interditou parte das ruas Pintassilgos e Serra dos Carajás. Segundo Demétrio Torres, a interdição prossegue até a próxima semana. “Vamos providenciar a sinalização de todo o trecho que está interditado”, disse o titular da Secopa.

A ordem de serviço para a obra foi assinada em 2007, e o prolongamento da Avenida Omar O’Gray custou aos cofres públicos cerca de R$ 59 milhões. No entanto, a primeira licitação para o projeto foi de R$ 27 milhões, mas, segundo o Governo do Estado, não contemplava a construções dos dois túneis. Com a finalização da obra dos túneis, a avenida passará a ser utilizada até o bairro Parque Industrial, em Parnamirim.

Entrando no conjunto Parque Industrial, na altura da antiga fábrica da empresa Brasinox, e indo em direção ao Cidade Satélite, os motoristas podem seguir pela Omar O’Gray, que segue até a avenida Prudente de Morais. O trecho se torna uma rota alternativa para quem vai se dirigir até os bairros mais próximos do centro da cidade.

O prolongamento da avenida Omar O’Gray é a única intervenção urbanística prevista nas obras da Copa do Mundo 2014 que de fato saiu do papel. Os recursos para as vias já executadas da Av. Omar O’gray foram do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e a construção do complexo viário no entroncamento com a BR 101 receberam recursos do Pró-Transporte Copa.

Mobilidade urbana: O Tribunal de Contas do Estado (TCE) solicitou à Prefeitura do Natal informações sobre as obras de mobilidade urbana previstas para a Copa do Mundo 2014. Uma requisição foi entregue ontem ao Município e o prazo de resposta é de quinze dias. O TCE quer saber, entre outros detalhes, quais as obras serão realizadas de fato e quando os processos licitatórios serão deflagrados. A mesma requisição foi entregue terça-feira (24) ao Governo do Estado.

De acordo com o presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo do TCE, Francisco Nascimento de Sousa, o órgão fiscalizador não tem todas as informações necessárias para a elaboração de um relatório sobre o andamento das obras referentes ao evento no Estado. “Por enquanto, somente as obras da Arena das Dunas que são acompanhadas com mais detalhes”, disse.

Firmada parceria para projeto da Roberto Freire: As licenças ambientais necessárias para o início das obras de duplicação na avenida Roberto Freire ainda não foram expedidas. No mês de junho, ficou acertado entre Município e Estado, que os técnicos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) iriam trabalhar em conjunto com a secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). A previsão é de que o edital de licitação da obra seja publicado até agosto. Durante essa semana, os projetos da obra foram entregues à Caixa Econômica Federal.

Ainda havia dúvidas com relação qual órgão seria o responsável pela liberação do documento, tendo em vista que a Roberto Freire é uma rodovia estadual mas está localizada dentro do município. “Decidimos que será feito um Termo de Cooperação entre Estado e Município para darmos prosseguimentos aos trabalhos”, explicou Kátia Pinto, titular da secretaria Estadual de Infraestrutura (SIN), após uma reunião realizada mês passado.

A secretária explicou que a primeira atividade desempenhada em conjunto entre os servidores municipais e estaduais será a elaboração de um Termo de Referência – documento que indicará quais os estudos devem ser feitos na área. “Com esse documento, teremos condições de saber quais as providências cabíveis devemos tomar e quais estudos ambientais devem ser feitos antes de começar a construção”, informou. Estado e Município também vão dividir as despesas geradas com os estudos a serem elaborados. Segundo a assessoria de imprensa da SIN, as licenças não foram solicitadas porque o Termo de Referência ainda não foi expedido.

O edital de abertura de licitação do projeto deverá ser publicado, segundo Kátia Pinto, até o mês de agosto. A obra está orçada em R$ 220 milhões e, em junho, foi assinado, no Ministério dos Esportes, um documento que assegura os recursos. A documentação faz parte da nova Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo de 2014 e era um pleito solicitado pelo Governo do Estado desde setembro de 2011.

A obra é uma das intervenções com vistas para a Copa do Mundo 2014 de maior impacto na vida do natalense. Porém, até agora, não houve discussão com a população. Nenhuma audiência pública foi realizada. No entanto, Kátia Pinto assegurou que pelo menos dois encontros deverão ocorrer. “Uma audiência será feita para apresentar o projeto e a outra vai acontecer exatamente no momento de requerer a licença ambiental”, colocou.

Foto: Aldair Dantas (Tribuna do Norte)
Fonte: Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo