Nesses espaços, o que vale é a criatividade. “Como a parada é no poste, a gente tenta ficar na sombra que o poste faz. Quando já tem alguém, aí fica no sol”, conta a recepcionista Lisa Mara Furtado. Já a professora Leôncia Linhares diz que alguns usuários chegam a se distanciar da parada atrás de uma sombra. “Fico com medo de perder o ônibus, por isso fico no sol mesmo para ter mais atenção. Deveria ter mais abrigos porque ficaria mais agradável”.
Diante disso, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) iniciou esta semana a padronização das paradas de ônibus nas principais vias do Centro da Capital. De acordo com Horácio Muniz, chefe da divisão de serviços da Etufor, o órgão deve, no primeiro momento, apenas realizar a troca das estruturas que já existem por uma de aço carbono com tratamento anticorrosivo. “Os novos abrigos são bem maiores e contam com painéis com as informações dos coletivos”.
Outra novidade do novo modelo será a proteção mais eficaz contra o sol. Segundo Muniz, a cobertura será de policarbonato que filtra os raios solares, reduzindo a incidência de calor. Além disso, a inclinação da estrutura será maior com o arco mais fechado. Conforme Muniz, as estruturas metálicas mais recentes não serão descartadas, sendo enviadas a uma metalúrgica para padronização. “A cor será cinza, por padrão. Após a padronização, vamos colocá-las em outro lugar”.
No Centro: A primeira fase da padronização prevê a substituição de 12 abrigos localizados na rua Meton de Alencar e nas avenidas Duque de Caxias, Tristão Gonçalves, Imperador e Padre Ibiapina, que foi a primeira a receber a nova estrutura. Conforme Muniz, a troca deve ser finalizada até o fim deste mês, quando a padronização será levada às avenidas Bezerra de Menezes e Mister Hull. De acordo com ele, a segunda fase vai substituir 44 abrigos nas duas vias, onde o serviço será mais rápido por causa das calçadas padronizadas.
Fotos: Deivyson Teixeira (Jornal O Povo)
Fonte: Jornal O Povo (CE)