CE: Aplicativo busca linhas de ônibus e identifica paradas

Para quem depende do transporte coletivo para cumprir seus compromissos no dia a dia em Fortaleza é comum precisar saber onde ficam as paradas de determinada linha de ônibus. Outra necessidade frequente, que surge no trajeto, é saber qual é a parada mais próxima ao destino desejado e quanto tempo ainda resta para chegar até ela. Um pedido de informação pode resolver a situação, mas nem sempre há por perto alguém que possa ajudar. A solução mais prática, agora, pode estar no bolso, na tela do aparelho celular.

O aplicativo Bus-K, disponível para aparelhos celulares com o sistema Android, faz esse serviço para o usuário. O software tem todas as linhas de ônibus de Fortaleza e seus pontos de parada catalogados e, cruzando as informações com o serviço de mapas do Google, com o GPS do aparelho ativado, informa ao usuário onde pegar o ônibus e, se já estiver no trajeto, avisa quando o usuário está se aproximando da parada de destino.

Para utilizar o aplicativo, basta ter um dispositivo com o sistema Android (versão 2.1 ou superior) e baixar gratuitamente o programa no site do Google Play (acesse através do link “goo.gl/54UgU”). Após a instalação, o usuário só precisa ter acesso à internet uma única vez, para carregar o mapa. O uso do aplicativo na rua não depende de conexão à internet. Basta então contar com o GPS do próprio celular, que também funciona offline. O aplicativo oferece um sistema de busca no qual o usuário digita o nome da linha de ônibus que deseja utilizar e consegue ver, na tela, a localização dos pontos de parada mais próximos, num raio de 300 metros.

O Bus-K foi desenvolvido por quatro estudantes cearenses, do curso de Engenharia da Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). “Sentíamos essa necessidade em nosso dia a dia. Então resolvemos criar um aplicativo e disponibilizar para usuários do sistema Android, para vermos a receptividade”, diz o estudante Marcus Vinícius Pimenta, de 22 anos, um dos criadores do software. Junto com seus colegas de curso Solon Alves, João Paulo da Silva, João Cícero Ferreira, Marcus Vinícius criou a “startup” Adapter Tecnologia, empresa iniciante que faz parte da incubadora do IFCE em Fortaleza. Além do projeto que resultou no aplicativo Bus-K, o grupo também desenvolve outras aplicações ligadas a sistemas embarcados.

Segundo Marcus Vinícius, a ideia do aplicativo surgiu inicialmente sem intenção de obter lucro. “Foi apenas para atender à necessidade das pessoas”, justifica. O estudante não descarta, entretanto, a possibilidade de firmar parcerias com empresas ou órgãos públicos para incrementar e explorar o potencial da ferramenta. Marcus relata que houve uma tentativa inicial de contar com a ajuda da Ettufor, a empresa pública de transporte urbano de Fortaleza, mas que não obteve nenhum apoio. “Queríamos mais informações sobre as paradas, para prestarmos mais informações aos usuários”, comenta.

O Bus-K Fortaleza estreou na loja de aplicativos do Google no dia 12 de março e, desde então, soma 800 downloads e avaliações positivas por parte dos usuários que comentam sobre a ferramenta no site. De acordo com seus criadores, a ferramenta é a única – entre soluções semelhantes – que oferece informação com o uso de mapa e que informa o usuário sobre a aproximação da parada na qual deseja descer do ônibus.

A partir da boa receptividade que o programa está tendo, os estudantes avaliam a possibilidade de criar uma nova versão do aplicativo que possa rodar em várias plataformas, como a dos aparelhos da Apple (iOS, que contempla os usuários de iPhone e iPad) e da linha de smartphones BlackBerry.

Mais informações: O aplicativo Bus-K Fortaleza é gratuito e está disponível para usuários do sistema operacional Android. Ele pode ser encontrado no site de aplicativos Google Play (goo.gl/54UgU).

Fonte e foto: Diário do Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo