
Segurança: Para a Polícia Militar, o cenário ideal seria contar com 14 mil homens em 2014. Ninguém fala oficialmente que a meta é impossível, mas pessoas do Governo do Estado consideram muito difícil chegar a esse número, tendo em vista que a PM hoje tem pouco menos de 10 mil homens. Em entrevista recente à Tribuna do Norte, o comandanta da PM, coronel Francisco Araújo, disse que teria de ser incorporado um quantitativo de mil homens por ano. Em 2012, é improvável que o Governo atenda à meta.
O Governo trabalha, por conta disso, com um Plano B, referendado pela Secretaria Extraordinária para Grandes Eventos, do Governo Federal. Seria contar com policiais de estados que não são sede da Copa do Mundo. “Trabalhamos com um plano alternativo, que é o plano da Secretaria Extraordinária para Grandes Eventos. Esse ano é improvável efetivar mil homens na PM”, afirma o coronel Zacarias Mendonça, representante da PM no comitê gestor.
Além disso, a PM espera por qualificação e compra de novos equipamentos. A qualificação já começou. Alguns oficiais estão recebendo treinamento em Brasília no intuito de repassar o conhecimento para os demais policiais. Equipamentos como armas e viaturas só devem ser enviados pelo Governo Federal no próximo ano.
No que diz respeito à Secretaria de Segurança Pública, o secretário Aldair Rocha afirma que há a necessidade de um centro de comando e controle para integrar as ações da PM e da Polícia Civil. O prédio do papódromo pode ser ajustado para receber esse centro. A possibilidade está em estudos.
Mobilidade: Dentre todas as obras assumidas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura do Natal na área de mobilidade urbana, a única que saiu do papel até agora foi o prolongamento da avenida Omar O´Grady/Prudente de Morais. Segundo a governadora Rosalba Ciarlini, os túneis do prolongamento estarão prontos no segundo semestre, ao mesmo tempo em que o viaduto do entrocamento entre a Prudente de Morais e a BR-101 começará a ser construído. No mais, todas as obras de mobilidade, tanto da Prefeitura do Natal quanto do Governo do Estado, estão em fases pré-construção, seja em processo de licitação, elaboração de projetos, desapropriações, recapeamento de ruas, etc.
As obras da Prefeitura do Natal têm dois lotes. O primeiro inclui o Complexo da Urbana, a Capitão Mor Gouveia, a BR-226 e a Felizardo Moura depende de uma audiência pública para ter continuidade. A obra foi licitada, mas há uma polêmica relativa às desapropriações e o processo só irá continuar após a audiência, convocada pelo Ministério Público Estadual. O recapeamento do asfalto das ruas que servirão de alternativa aos motoristas quando as obras começarem nas outras vias, que ficarão interditadas. Já o lote dois inclui cinco cruzamentos no entorno da Arena das Dunas está com o projeto sendo elaborado, com expectativa de terminar esse mês.
O Governo do Estado é responsável pela reestruturação da avenida Engenheiro Roberto Freire, as obras do Pró-transporte e pelos acessos do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Todas estão em processo de licitação e de produção dos projetos, mas nenhuma começou de fato. A expectativa é que nos próximos meses a construção seja iniciada.
No que diz respeito aos aeroportos, o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante está em fase de elaboração do projeto executivo. No Aeroporto Augusto Severo, a reforma já começou e deve terminar este ano.
Foto: Emanuel Amaral (Tribuna do Norte)
Com informações: Tribuna do Norte