Semana passada, discuti fatos em relação à configuração dos ônibus com terceira porta aqui na cidade. Um breve histórico e o principal problema em relação a isso: o fluxo (ou contrafluxo, como queiram!) dos idosos no embarque dos ônibus. Trago hoje o histórico – teoricamente uma linha do tempo – com fotos, abordando os avanços e mudanças mais significativas de todo o contexto referente à questão.
2005:
Foi à empresa Reunidas a pioneira na modificação do desembarque nos ônibus em Natal. No ano de 2005, a empresa trouxe um veículo usado da Reunidas de João Pessoa-PB e o reformou, modificando sua porta traseira para o meio do ônibus. O veículo recebeu prefixo 0818 e foi fixado na linha 29 – Soledade II/Campus, via Nova Descoberta. Circulava comumente; tinha posto de cobrador e seguia configuração semelhante aos demais ônibus de Natal. Na época, era comum a população se confundir na hora de desembarcar e procurar a porta traseira. Permaneceu na frota natalense até 2009, encerrando suas atividades na linha 595 – Circular Soledade II, já com o posto do cobrador retirado. Pela lógica, o veículo serviu de teste para a modificação na porta, que atingiria a frota anos mais tarde.
2007:
A modificação para o desembarque pelo meio do ônibus teve seus reais primeiros passos em 2007, quando as empresas Cidade das Dunas, Santa Maria e Via Sul firmaram o Consórcio Zona Sul. De início, foi feita uma compra conjunta de ônibus do modelo Senior Midi. Os veículos já vieram com a porta entre os eixos do ônibus.
A Cidade das Dunas foi à primeira empresa urbana de Natal a comprar veículos zero KM com a nova configuração. Foram os carros 2008127 e 2008129, fixos até hoje na linha 40 – Cidade Nova/Mãe Luíza. A empresa optou pela carroceria Svelto NS, da Comil, com chassi Volkswagen 15-190 EOD. Quem também fazia suas renovações naquele ano era a Conceição, que também optou pela Comil, e trouxe quatro unidades do Svelto no modelo ‘micrão’.
2008:
O ano de 2008 foi onde ocorreu o verdadeiro avanço nas mudanças da posição da porta de saída nos ônibus de Natal. Já em janeiro daquele ano, ocorreu uma grande entrega de ônibus zero KM comprado pelas empresas de Natal. Oportunamente, as empresas Conceição, Santa Maria e Reunidas aproveitaram para reformar veículos seminovos, retirando o posto do cobrador, transformando-os em ‘micrões’, e também apresentá-los na solenidade de entrega.
Guanabara:
A maior empresa do estado optou pela carroceria Foz Super, da montadora paulista Induscar Caio. Foram 13 veículos adquiridos, todos com chassis Mercedes-Benz OF 1418. Receberam numeração entre 1307 e 1320 (este último foi o único exemplar com elevador para deficientes físicos). Os ônibus foram fixados nas linhas operadas pela empresa que ligavam bairros da zona norte ao Centro de Natal.
No segundo semestre de 2008, a Guanabara fez outra grande compra. Continuou com a montadora Caio e o modelo Foz Super, mas, desta vez, foram 20 unidades (numerados entre 1321 e 1340) do modelo adquiridos – sendo 15 com chassi Mercedes-Benz OF 1418 e cinco sob o chassi Volkswagen 15-190 EOD; A compra marcou a volta de aquisições de chassis Volkswagen pela Guanabara após oito anos. Além dos 20 micrões, a empresa também comprou cinco unidades do modelo Apache S22; Três deles com chassi Mercedes-Benz OF 1722 e dois Volkswagen 17-230 EOD (1341 a 1345). Os S22 foram os primeiros veículos de grande porte com a porta de saída entre eixos adquiridos pela Guanabara.
Santa Maria:
Já a empresa Santa Maria continuou fiel a Marcopolo, trazendo quatro unidades do modelo Senior Midi e quatro unidades do modelo Viale (dois deles com elevador para deficientes físicos, denominados ‘Ônibus Eficiente’).
Na ocasião, também foram adquiridos ônibus usados que passaram por reformas e tiveram a posição da porta de saída modificada para o meio do ônibus. Os veículos foram dispostos em Natal, na linha 43, e na região metropolitana, nas linhas da região de Nova Parnamirim.
Conceição:
A empresa Nossa Senhora da Conceição foi à primeira de Natal a adquirir ‘micrões’, ainda em 2005. Porém, tanto na primeira compra (de dois ônibus modelo Spectrum City) e na segunda (já em 2007, com veículos Senior Midi; em ambas as ocasiões, com chassi Mercedes-Benz OF 1418), os veículos vieram com a porta de saída após o eixo traseiro. Foi em 2008 que a Conceição seguiu o padrão das demais empresas; Trouxe unidades do Senior Midi com porta de saída entre os eixos:
Além deles, a empresa adquiriu algumas unidades do Ciferal Turquesa sob chassi Mercedes-Benz OF 1417 usados, vindos do Rio de Janeiro, e os reformou, retirando o posto do cobrador e modificando o local da porta de saída dos veículos para o meio do ônibus. Curiosamente, os veículos, mesmo sendo usados, estiveram presentes na solenidade de entrega dos novos ônibus.
Ao longo de 2008, a Conceição foi inovadora em duas ocasiões; Fez aquisições de ônibus da montadora Mascarello – até então, nenhuma empresa da Região Metropolitana tinha veículos da paranaense – e comprou duas unidades do então recém-lançado novo Svelto. As compras firmaram-se como os primeiros veículos de grande porte da empresa, já com a mudança na configuração das portas.
Via Sul:
O padrão foi seguido pelos ônibus comprados zero KM pela Via Sul. A configuração foi à mesma dos veículos adquiridos no Consórcio, em operação desde o ano anterior. Foram três unidades do Senior Midi sob chassis Mercedes-Benz OF 1418, numerados 05032, 05033 e 05072. Além deles, a Via Sul trouxe também suas primeiras unidades do Marcopolo Torino (também em chassi MB OF 1418); Foram dois veículos: 05070 e 05071.
Ao longo de 2008, a empresa fez outra renovação, dessa vez com carros usados, vindos do Rio de Janeiro. Foram comprados quatro unidades do Marcopolo Torino (Geração VI), também com chassis MB OF 1418. Os veículos tiveram a posição da porta modificada e perderam o posto do cobrador. Receberam as numerações 05047, 05048 e 05049. Três deles foram direcionados ao Consórcio Zona Sul e um fixou-se nas linhas de Natal. Na ocasião, a empresa comprou ainda mais dois veículos vindos do Rio, porém não modificou seu desembarque; foram os veículos 05063 e 05064.
Já no final do ano, a Via Sul ainda fez mais uma renovação de frota. Foram seis veículos zero KM, todos do modelo Marcopolo Torino, sob chassis Mercedes-Benz OF 1418 (quase que na mesma configuração dos ônibus comprados no início do ano, diferenciando-se devido à porta de saída larga, e dois deles terem elevador para deficientes físicos). Receberam numeração entre 05073 e 05078 e passaram a circular nas principais linhas da empresa, entre elas 50 – Serrambi/Santa Catarina e 51 – Pirangi/Rocas, via Praça.
Riograndense:
Cliente fiel da montadora catarinense Busscar, a Riograndense fazia sua primeira renovação desde 2004 (quando trouxe veículos usados da Paraíba e de Pernambuco). A opção da empresa foi pelo modelo Urbanuss Pluss na configuração micrão. Foram adquiridos duas unidades, ambos em chassis Volkswagen 15-190 EOD, e receberam numeração 06006 e 06008.
A empresa prosseguiu com a renovação no segundo semestre. As configurações dos carros foram mantidas. Na segunda renovação de 2008, foram seis veículos, numerados 06009, 06010, 06011, 06035, 06036 e 06038.
Cidade das Dunas:
Até então, ainda não havia qualquer vestígio de divisão entre Cidade das Dunas e Cidade do Natal. Na época, a Cidade das Dunas era a operadora tanto das linhas urbanas, quanto metropolitanas. Em 2008, a empresa seguiu os passos da maioria das outras empresas, e fez sua renovação com o Senior Midi, também em chassi MB OF 1418. Foram três carros adquiridos (2008003, 2008123 e 2008131).
Ao longo do ano, surgiu a Cidade do Natal – empresa que passara a operar linhas em Natal, e a Cidade das Dunas sendo direcionada às operações na região metropolitana. A primeira compra de ônibus novos já pela Cidade do Natal foi com veículos Svelto IV, montados em chassi Volkswagen 15-190 EOD. Foram dois carros adquiridos, também fixados na linha 40. Como a empresa não tinha autorização para circular com o nome, foram feitos ajustes na pintura, fixando nos ônibus a logomarca ‘Cidade das Dunas Natal’. Já o desenho das dunas, deu lugar aos reis magos.
Nas demais renovações de 2008 à opção foi pelo Torino, da Marcopolo, todos com chassi Mercedes-Benz OF 1418 e direcionados à linha 33 – Planalto/Praia do Meio. Os ônibus continuaram a vir com o novo padrão de pintura da Cidade do Natal; Estes, porém, receberam adesivos com o nome ‘Cidade das Dunas’ em cima de ‘Cidade do Natal’.
Reunidas:
Na entrega ocorrida no mês de janeiro, a Reunidas apresentou oito ônibus novos. Foram sete unidades do Marcopolo Senior Midi (sob chassi Mercedes-Benz OF 1418) e uma unidade do Viale (sob chassi OF 1722), este com elevador para deficientes físicos e, semelhante à empresa-irmã Santa Maria, a pintura especial do ‘Ônibus Eficiente’.
Em 2008, a empresa fez diversas renovações de frota, todas com o modelo Viale também com o chassi MB OF 1722. Os novos veículos (tais como 08106, 08109) já vieram com a porta de saída entre os eixos dos ônibus.
O ano de 2008 foi o ‘bum’ da modificação do fluxo de desembarque nos ônibus em Natal. A partir daí, toda renovação de frota na capital – até mesmo veículos usados – passou a seguir esta nova configuração. Na próxima atualização do Garagem.com, eu irei finalizar esta postagem com o que eu costumo tratar como casos específicos. Aguardo a visita de vocês!
Thiago Martins