
A extensão total da obra será de 56 quilômetros, mas nesta primeira fase vai operar até a região de Gauratiba, entre a estação Pingo D’Água e Terminal Alvorada. Quando estiver em plena operação, o que é previsto para cerca de dois meses, o Transoeste vai unir a Barra da Tijuca, Santa Cruz e Campo Grande. Os outros corredores de ônibus são Transbrasil, Trahnscarioca e TransOlimípica que vão formar uma malha de 140 quilômetros de corredores de trânsito rápido.
O Transoeste deve reduzir pela metade o tempo de deslocamento, inclusive em comparação ao feito por carros. O sistema reúne o que há de mais moderno em corredores de ônibus. As estações têm o mesmo conceito das estações-tubo de Curitiba, que permitem embarque no mesmo nível do assoalho do ônibus, mas são bem mais espaçosas e dotadas de climatizadores e painéis eletrônicos de informação que inclusive trazem a previsão do tempo de chegada dos veículos.

Os ônibus são mais modernos e confortáveis em relação aos comuns. O design dos veículos chamou a atenção da população. Os principais modelos são o Neobus Mega BRT e o Marcopolo Viale BRT. Os veículos possuem mais espaço interno, ar condicionado e painéis de informação. Estiveram presentes na inauguração do Transoeste o prefeito Eduardo Paes, o governador Sérgio Cabral e o ex presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Fonte: Blog Ponto de Ônibus