O principal ponto que desagrada os permissionários é o que diz respeito à diminuição de linhas e quantidade de micro-ônibus circulando na cidade. Além disso, os alternativos deixarão de circular em bairros como Cidade Alta, Centro, Alecrim, Quintas e Tirol. “Não podemos ficar satisfeitos com uma proposta dessa. Quando fomos licitados, há 14 anos, não havia essa previsão de redução. Porque querem fazer isso agora?”, questiona o presidente do Sitoparn, Nivaldo Andrade. Atualmente, existem 24 linhas de opcionais e 117 vagas para permissionários. A Semob propõe uma mudança para 11 linhas e 80 permissionários.
A opinião de Nivaldo diverge do que pensa Edileuza Miranda, presidente da Cooperativa do Sistema de Transporte Alternativo de Natal (Transcoop). Para a presidente, as mudanças já eram aguardadas e não há surpresas na proposta. “Estamos nos preparando para as mudanças. Até então, estamos satisfeitos, especialmente ao fato da bilhetagem unificada”, disse Edileuza. A Semob prevê a unificação da bilhetagem dos transportes convencional e opcional. “A opinião da presidente da Transcoop não reflete o pensamento da maioria dos permissionários. Não estamos satisfeitos e por isso mesmo vamos procurar a Justiça”, afirmou Nivaldo Andrade.
Na semana passada, a Semob apresentou uma prévia do edital que será publicado próximo mês. Esse será o primeiro processo licitatório do transporte público de Natal. Estão previstas mudanças na frota, quantidade de linhas e implantação da integração dos transportes convencional e opcional através da bilhetagem eletrônica única.