Todos os veículos vieram com chassis atendendo as especificações do “Euro III”, com as normas ambientais vigentes até o fim de 2011. “O Euro V tá muito caro e o empresariado não quer comprá-lo”, explica Augusto, ao afirmar que, atualmente, os empresários potiguares ainda preferem adquirir os ônibus com a tecnologia antiga. “Se o empresário quiser comprar um ônibus com Euro V, acho melhor aguardar o segundo semestre. Como a nova tecnologia ainda não rendeu vendas, acredito que o preço baixará e compraremos ônibus com esse novo conjunto de medidas”, ressalta o empresário.
Cidade do Natal: Na Cidade do Natal, foi adquirido um veículo seminovo. O ônibus já está em circulação, atendendo a linha 33 (Planalto/Praia do Meio – Via Av. Prudente de Morais). É encarroçado no modelo “Torino”, da Marcopolo, e tem o chassi OF-1722 da Mercedes-Benz. Veio usado da empresa Matias, do Rio de Janeiro.
Cidade das Dunas: Já para a Cidade das Dunas, foram adquiridos quatro ônibus. Dois deles possuem as mesmas configurações do veículo destinado a Cidade do Natal (Marcopolo Torino G7 MBB OF-1722 – 2009/2010). O diferencial deles é o elevador, que é colocado na porta traseira em localização normal.
Numeração: Por conta da duplicidade no prefixo dos veículos, a numeração deles ainda não é a definitiva. Segundo Augusto Maranhão, os prefixos dos ônibus seminovos será modificado. Ainda não se sabe qual será a numeração oficial deles.
Outras empresas: De acordo com Augusto Maranhão, esses não são os únicos veículos comprados em Natal. “Todas as empresas compraram um lote conjunto”, explica. Segundo ele, foram adquiridos 50 ônibus, divididos entre todas as empresas.
Augusto não antecipou os modelos, nem chassis, tampouco a quantidade que cada empresa adquiriu. Porém, o empresário garante que novidades surpreendentes estão a caminho da capital potiguar.
Por Andreivny Ferreira