Economia: Banco Mercedes-Benz reduz juros

O Banco Mercedes-Benz reduziu juros no financiamento de veículos e registrou expansão de 16% na concessão de crédito nos primeiros quatro meses do ano, de acordo com balanço divulgado nesta terça-feira, 15.

As taxas mínimas do banco caíram do patamar de 0,99% ao mês para zero, se o financiamento for de 12 meses, ou 0,49% se for 24 meses. Para períodos maiores, de 36 meses, o juro caiu para 0,69%. O diretor comercial do banco, Angel Martínez, afirma que o movimento de redução dos juros dos bancos maiores só agora trouxe a taxa deles para 0,99% ao mês, nível que o banco Mercedes usava desde novembro do ano passado.

Entre janeiro e abril, o Banco Mercedes-Benz liberou R$ 1,32 bilhão em empréstimos, para financiar a compra de 7.002 veículos zero-quilômetro da montadora alemã. Os negócios com veículos comerciais (caminhões, ônibus e vans) foram a maioria, com 6.748 unidades financiadas.

No total de empréstimos da instituição no quadrimestre, o repasse da linha Finame do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que também teve juros reduzidos, foi responsável por 78% das operações. O crédito direto ao consumidor (CDC) veio em seguida, com 21% e o leasing, com 1%.

A taxa de inadimplência, que vem subindo desde meados do ano passado, manteve em abril tendência de alta, segundo o executivo. “Ainda não dá para dizer se a taxa atingiu seu pico. A inadimplência vem subindo mês a mês”, diz. Com o aumento dos calotes, os bancos de montadoras têm sido mais seletivos em liberar crédito.

Martínez afirma que o Banco Mercedes-Benz aprova, em média, mais de 40% das propostas de empréstimo para veículos comerciais que recebe. A carteira da instituição fechou abril com saldo de R$ 9,6 bilhões, alta de 33% ante o mesmo mês de 2011.

Fonte: Automotive Business

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo