Obras de mobilidade urbana em Natal terão recursos federais

As obras de mobilidade de Natal passam a contar com R$ 240 milhões. A liberação do recurso do PAC Mobilidade Grandes Cidades foi anunciada essa semana pela presidenta Dilma Roussef, em Brasília. Cerca de 65% será de recurso do Orçamento Geral da União (OGU) e o restante por meio de financiamento. Do total, R$ 104 milhões serão destinados às  intervenções do Projeto de Reestruturação de corredores de ônibus, realizados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Outros R$ 136 milhões serão aplicados na revitalização da linha Ribeira-Extremoz, que receberá o Veículo Leve em Trilho, projeto do governo do Estado. As obras de mobilidade da Copa, do PAC 1, ainda não foram concluídas.

A prefeitura aguarda a aprovação dos projetos para abertura do processo de licitação. O secretário de mobilidade urbana de Natal Márcio Sá desconhecia, até a tarde de ontem, os prazos para o início das obras e o tempo de execução. “Os projetos ainda estão em Brasília, só quando retornarem teremos eta previsão”, disse.

Com o recurso federal, a Semob fará melhorias em 23,5 quilômetros de via.  Quatro corredores receberão obras de recapeamento, frenagem sinalização horizontal e vertical, além de abrigos. Nenhuma na zona norte da cidade. As obras serão realizadas no corredor das avenidas Coronel Estevam, Rio Branco, Rio Grande do Norte e Solange Nunes, facilitando o fluxo entre Cidade da Esperança até o Centro; na Hermes da Fonseca com a Salgado Filho; nas avenidas Amaro Barreto e Mário Negócio e em toda a extensão da avenida Bernardo Vieira.

A construção de túneis e viadutos em pontos críticos, observa o secretário Márcio Sá devem  solucionar os congestionamentos diários enfrentados pelo natalense. Um túnel  elevado está previsto para o cruzamento entre a Hermes da Fonseca e Alexandrino Alencar. Os viadutos serão instalados em três pontos da avenida Bernardo Vieira no cruzamento com a Coronel Estevam (antiga avenida 9), sobre a linha férrea; no cruzamento com a Prudente de Moraes, em  Lagoa Nova, e Xavier da Silveira. O projeto prevê ainda um pontilhão de Cidade Nova, próxima à linha férrea.

Faixa exclusiva: A Semob vai implantar, nas avenidas Prudente de Morais e Salgado Filho, faixas semi-exclusivas para ônibus. De acordo com o titular da Semob, Márcio Sá, a primeira modificação será a implantação das faixas para os ônibus. A intenção é deixar a faixa da direita (sentido Centro) livre somente para circulação dos ônibus durante determinados horários. Os carros e motos podem circular no local desde que seja para fazer conversão à direita. Há alguns meses, a ideia foi usada, de forma experimental, na avenida Salgado Filho e, segundo Márcio, o resultado foi positivo. “Fizemos o teste e notamos que a ideia é boa e pode ser usada novamente”, explicou.

Inicialmente, a Semob havia divulgado que o projeto seria implantado somente na avenida Salgado Filho.

A Tribuna do Norte tentou sem sucesso contato com o secretário de Obras Antonio Luna, para comentar sobre as obras de mobilidade do PAC 1 ainda não concluídas. O secretário chegou a atender a ligação e pedir envio da demanda por e-mail, mas não retornou até o fechamento desta edição. A secretária de Infraestrutura do Estado Kátia Pinto também não foi encontrada. O superintende da Caixa Econômica Federal, Roberto Linhares, também foi procurado, mas não pode atender a reportagem por motivo de viagem.

Fonte: Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo