Retrô: Uma casadinha histórica no transporte potiguar

A década de 90, sem dúvida, é a que é considerada pelos especialistas em ônibus como o auge do transporte de passageiros no Brasil. Seja pela variedade de modelos, carrocerias e motores; ou pelo saudosismo de empresas que já funcionavam nessa época, quem entende de transporte é unânime ao dizer que o período entre 1990 e 2000 foi o que melhor representou o transporte no Brasil

Em Natal, não é diferente. E, dentro das discussões sobre os ônibus que circulavam na cidade do sol nesta época, uma combinação é idolatrada até hoje como sendo uma das melhores de todos os tempos em nossas empresas: O modelo “Vitória”, da Caio, encarroçado em um chassi da marca sueca Scania.

Tal idolatria se dá pela escassez de veículos com essa configuração em solo potiguar. De acordo com pesquisas feitas, apenas duas empresas tiveram ônibus com essa combinação em Natal. E uma delas foi a Guanabara.

O veículo, que ostentava o prefixo 91015, foi comprado no final de 1991. Era encarroçado no motor F-113 HL, usando motorização dianteira e chassi alongado. Na época, a empresa comprara três unidades com essa configuração.

O ônibus passou por diversas linhas da empresa. Na foto, por exemplo, ele estava operando na linha que hoje é a 61-62 (Soledade I/Petrópolis – Via Estrada da Redinha). Na época, as duas linhas eram desmembradas, onde a 61 possuía o itinerário atual e a 62 fazia terminal no bairro Panatis, na Zona Norte. Ambas atendiam o conjunto Santa Catarina. Por conta disso, foram unificadas.

No final da década de 1990, o veículo foi repassado para a recém-criada Expresso Oceano, empresa do grupo Guanabara que fazia as linhas semi-urbanas de sua propriedade.

Vale lembrar que o prefixo X015 já chegou a ser ocupado novamente. O ônibus em questão também foi fabricado pela Caio. Desta vez, o 96015 (reprefixado posteriormente para 1015) era encarroçado sob o modelo Alpha, recém lançado na época, e usava o chassi OF-1620, da Mercedes-Benz. O mesmo foi comprado seminovo, de uma empresa pernambucana.

Em meados do ano 2000, o Caio Vitória foi desativado da frota da empresa e vendido a particulares. Atualmente, faz parte da Coopertrans, uma cooperativa de ônibus de propriedade particular que podem ser alugados para quaisquer fins. O nosso personagem de hoje, por exemplo, já serviu de transporte escolar para transporte de estudantes na Zona Norte.
Por Andreivny Ferreira

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