Iniciada no dia 24 de fevereiro, a construção dos desvios consistirá na pavimentação e sinalização da malha viária, visando dar uma melhor condição de tráfego a quem precisa se deslocar pelas mediações, durante a interdição das vias de acesso ao Complexo Viário da Urbana, a exemplo das avenidas Felizardo Moura, Napoleão Laureano e Capitão-mor Gouveia.
A Semopi já concluiu os trabalhos nas ruas São Geraldo, Concórdia, Manoel Miranda, Aristófanes Fernandes e Rua dos Pêgas. Atualmente, os serviços acontecem nas ruas Robert Kennedy e Aluísio Fernandes.
Segundo o secretário adjunto da Semopi, Caio Múcio Pascoal, trata-se de uma pavimentação dotada de asfalto de excelente qualidade – Concreto Betuminoso Usinado Quente (CBUQ), com cinco centímetros de espessura. “Algumas vias que já eram asfaltadas ganharam a camada desse novo produto. Outras que eram pavimentadas em paralelepípedos receberam a malha asfáltica, gerando mais conforto e segurança para a população”, explicou.
Para o morador Antônio Salviano Neto, a chegada do asfalto é motivo de comemoração para quem reside na rua Manoel Miranda. Ele acredita que a infraestrutura melhorada representa mais qualidade de vida, segurança no trânsito e valorização imobiliária. “Agora, podemos chamar isso aqui de rua. Depois que estiver toda sinalizada, vai ser uma maravilha”, disse.
Após a pavimentação, a Semopi iniciaráa sinalização horizontal (pintura da faixa de pedestre e divisão de tráfego) e vertical (informações gerais sobre o sentido dos desvios). Além disso, essas vias receberão melhorias no passeio público, galerias e limpeza pública.
O secretário lembra que, ao começar as obras no viaduto da Urbana, haverá pelo menos três interrupções no tráfego: na rótula da Urbana, no cruzamento da BR 226 com a avenida Capitão Mor Gouveia, e nas proximidades da linha férrea. “Com a construção dos três viadutos, é preciso que o trânsito seja desviado. Portanto, estamos fazendo esses benefícios, também, para minimizar os transtornos causados, principalmente, aos motoristas”, disse. No entanto, com o término das obras, o benefício dessas pavimentações ficará para os moradores das Quintas”, frisou.
Após a construção dos desvios e das desapropriações, a Semopi executará as interferências (deslocamento) de postes de iluminação, redes de gás, esgoto, água, TV a cabo, entre outras) para um local provisório.
Fonte: Diário de Natal