Retrô: Guanabara na era do gás natural

Início da década de 1990. Esta época marcou um grande avanço no desenvolvimento dos combustíveis no Brasil e os ônibus também deram sua parcela de contribuição para esse avanço.

Muito comum de se ver na década de 1990 em grandes cidades do Brasil – Recife, por exemplo, possuiu vários ônibus testando tal combustível –, ônibus movidos a gás natural eram testados e, infelizmente, não deram certo. O gás natural é um combustível que, atualmente, é um dos que menos polui o meio ambiente.

Natal não ficou de fora destas experiências. E a empresa responsável por trazer os testes para a capital potiguar foi a Guanabara.

O veículo, que tinha o prefixo 90198, era encarroçado sob o modelo Monobloco O-371 e motor de mesma nomenclatura (motor O-371 U), ambos fabricados pela marca alemã Mercedes-Benz. Este modelo era predominante nos testes de ônibus com motor movido a gás natural no Brasil.

No registro, o referido ônibus estava escalado na linha 20 (Cidade da Esperança/Rocas – Via Alecrim), no itinerário que fazia na época (Atualmente, a linha tem ponto-retorno no bairro da Ribeira), em meados do ano 1991.

O ônibus, único na empresa, foi aposentado em meados de 1996, ao final dos testes dos ônibus movidos a gás natural.

Colaboração: Alex Azevedo
Por Andreivny Ferreira

1 comentário em “Retrô: Guanabara na era do gás natural”

  1. Marcos antonio Dantas dos Santos

    Na verdade a Guanabara tinha dois ônibus 371 a gás natural, este da foto o 90198 na cor verde e o 90193 na cor roxa ambos os carros operavam na linha cidade da esperança roças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo