Agrale desenvolve primeiro chassi para miniônibus 4×4 do mercado brasileiro

A Agrale, líder nacional na produção de chassis leves, desenvolveu o primeiro sistema de tração nas quatro rodas do mercado brasileiro para miniônibus. Apresentado ao mercado no final de 2011, o chassi com encarroçamento Volare Escolarbus 4X4, foi concebido para trafegar em locais de difícil acesso onde um veículo com tração convencional não tem condições de ser utilizado.
Segundo Pedro Soares, diretor técnico da Agrale, o projeto foi desenvolvido em parceria com a Volare para atender à demanda do programa Caminho da Escola para o transporte de estudantes na zona rural. “Foi um trabalho no qual utilizamos a nossa experiência na fabricação de utilitários militares 4×4 para conceber esse novo projeto. O resultado foi um modelo com sistema de tração muito robusto e que pode trafegar com segurança e tranquilidade por locais sem pavimentação, de difícil acesso e até alagados”.
O chassi Agrale 4×4 possui características que facilitam a condução, mesmo em locais sob condições severas. Tem ângulos de entrada e saída maiores, distribuição de peso diferenciada para melhorar a transmissão de força, e proteções especiais para o cárter do motor e para o tanque de combustível.
O projeto recebeu eixo dianteiro tracionado e sistema de transmissão com a opção de utilização 4X2 (somente tração nas rodas traseiras), 4X4 (tração nas rodas dianteiras e traseiras) e 4X4 com reduzida, que multiplica o torque em baixas rotações nos dois eixos para facilitar a locomoção em percursos difíceis. As suspensões dianteira e traseira também foram recalibradas, para aumentar o vão livre em relação ao solo, sem comprometer o acesso dos estudantes.
É equipado com motor MWM, com potência de 110 cv e torque de 380 Nm,  câmbio EATON de cinco velocidades e caixa de transferência de dupla velocidade, com PBT de 6.650 kg.
Foto: Paquito Masia (Assessoria Agrale)
Fonte: Agrale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo