Maior fabricante de veículos comerciais do País e da América Latina, a Mercedes-Benz do Brasil é pioneira no desenvolvimento de caminhões e ônibus no Brasil. Em seus mais de 55 anos no País, a Empresa sempre apontou as tendências de mercado. Ao introduzir o motor diesel, em 1956, deu impulso decisivo para o avanço dos meios de transporte e da própria indústria automotiva nacional.
A Companhia também foi pioneira no lançamento dos primeiros motores com gerenciamento eletrônico. Agora, traz para o mercado motores ainda mais “limpos”, com exclusiva tecnologia BlueTec 5, para atendimento à nova legislação PROCONVE P-7, equivalente ao rigoroso padrão EURO 5.
Há 20 anos, a Empresa inaugurava, em sua planta de São Bernardo do Campo, São Paulo, o maior Centro de Desenvolvimento Tecnológico do setor de veículos comerciais no País, sendo o maior fora da Alemanha para caminhões e ônibus Mercedes-Benz.
A sua inauguração significou a consolidação da área de Desenvolvimento de Produtos da Mercedes-Benz do Brasil, trabalho iniciado muito tempo antes, em 1963, com a implantação da Engenharia de Produtos dedicada a caminhões e chassis de ônibus. Com as novas instalações, houve um agrupamento das diversas equipes e a centralização das atividades num mesmo local.
“Somos hoje um dos pólos da rede mundial de desenvolvimento da Daimler Trucks, afirma Walter Sladek, diretor de Desenvolvimento Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil. “Estamos no mesmo nível das unidades similares da Daimler na Alemanha, Estados Unidos, Japão e Turquia, realizando trabalhos globais e desenvolvendo projetos que podem ser lançados em outros países. Isso confirma a capacidade brasileira de gerar soluções com alcance mundial”.
No segmento de ônibus, a Empresa também ocupa importante destaque. “A Mercedes-Benz do Brasil é o centro mundial de competência da Daimler para o desenvolvimento e produção de chassis de ônibus”, diz Christian Flecksteiner, diretor de Desenvolvimento Ônibus. “A unidade brasileira é, portanto, a referência para as demais empresas do grupo”.
Inovação tecnológica: A vocação pioneira e inovadora da Mercedes-Benz do Brasil ganhou impulso significativo com a inauguração do seu Centro de Desenvolvimento Tecnológico em 1991. Com 18.000 metros quadrados de área construída, num terreno de 40.000 metros quadrados, conta hoje com cerca de 650 profissionais, entre engenheiros, técnicos e outros especialistas.
Sua equipe altamente qualificada é responsável pelo desenvolvimento das novas linhas de caminhões e ônibus. “Este projeto teve início em meados de 2008, ou seja, foi realizado em cerca de três anos, o que é notável diante da ampla e variada linha de produtos e da introdução da nova tecnologia BlueTec 5 e dos novos motores com sistema de pós-tratamento”, diz Sladek.
Gerando novos conceitos de produtos: “A nova linha de ônibus também foi totalmente desenvolvida no Brasil, que, além de aprimorar ainda mais modelos já consagrados no mercado, criou novos conceitos de produto, como os ônibus articulados O 500 MDA e UDA (low entry) de 4 eixos, sendo 2 eixos na parte traseira”, destaca Flecksteiner. “Essa configuração de veículo possibilita a instalação de carroçarias até 23 metros, para mais de 200 passageiros”.
Com esses novos articulados, a Mercedes-Benz passa a atender um novo segmento de alta capacidade nos sistemas de transporte coletivo urbano, como o BRT e os corredores exclusivos, destacando-se pela facilidade de operação e manutenção. O BRT é uma solução em crescimento no Brasil, visando o aprimoramento da mobilidade urbana, especialmente nas cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
Ao longo de sua trajetória, a Empresa também se destacou pelo desenvolvimento de agregados, como motores, sistemas de transmissão, eixos e outros, assim como pela introdução de equipamentos de avançada tecnologia para caminhões e ônibus no mercado brasileiro.
Entre os modernos recursos aplicados a veículos comerciais no Brasil incluem-se computador de bordo, diagnose on board, piloto automático, limitador de velocidade, câmbio automático, freio-motor auxiliar Top Brake, sistemas ABS/ASR, retarder, freios a disco, sistemas de elevação/rebaixamento e de ajoelhamento da suspensão de chassis de ônibus e muitos outros.
O desenvolvimento de produtos e a geração de soluções para o transporte de carga e de passageiros estão ligados também à sintonia da Mercedes-Benz com as necessidades dos seus clientes. Ela está sempre atenta às demandas e sugestões de transportadores, gestores, operadores, encarroçadores e fornecedores, mantendo-se alinhada às tendências de mercado.
O papel fundamental do Laboratório de Motores para a linha 2012: O Laboratório de Motores teve papel fundamental no desenvolvimento dos motores para atendimento à legislação PROCONVE P-7 (que exige a redução de emissões de Material Particulado e de Óxidos de Nitrogênio, entre outros), e para atendimento a novas demandas do mercado em termos de eficiência, desempenho, reduzido consumo, confiabilidade e menor custo operacional.
Esse trabalho demandou desenvolvimentos específicos para o motor (a fim de diminuir a emissão de Material Particulado) e para o sistema de pós-tratamento (visando a redução de emissão de Óxidos de Nitrogênio). Nesse sentido, foram criados quatro bancos de prova específicos para motores PROCONVE P-7, uma vez que os novos ciclos de testes exigiam medições com elevada precisão.
Com a introdução da tecnologia BlueTec 5, houve a redução drástica da emissão desses poluentes, obtendo-se também menor consumo de combustível e maiores intervalos para troca de óleo e manutenção preventiva.
Outro desafio marcante foi a introdução do sistema de pós-tratamento de gases de escape, inovação no mercado brasileiro para os caminhões e ônibus da marca, o que exigiu o desenvolvimento de características específicas para as condições de utilização no País.
O desenvolvimento dos motores da nova linha de caminhões e ônibus 2012 teve início em meados de 2008. Foram realizadas 52.000 horas de testes de funcionalidade, durabilidade e emissões em bancos de prova de motores. Já os testes de durabilidade em veículos chegaram a cerca de 10.500.000 km.
Cerca de 100 veículos foram utilizados nos testes, nas mais diferentes e severas condições de operação. Foram analisadas ainda 7.000 amostras de óleo lubrificante e de combustível.
Contando com a tecnologia mais avançada disponível hoje no mercado mundial – como os 11 bancos de prova de última geração – o Laboratório de Motores é um sofisticado complexo tecnológico que monitora a potência, o torque e o consumo dos motores. Além disso, avalia as características da combustão, emissão de gases, vibrações e outras solicitações mecânicas. Os bancos de prova atuam também na homologação do motor e do sistema de pós-tratamento junto aos orgãos oficiais e auditorias.
Nos bancos de prova da Mercedes-Benz do Brasil é possível simular qualquer condição de funcionamento do motor (carga plena ou parcial, rotação alta ou baixa, diferentes regimes de frenagem, condições atmosféricas, altitudes, temperaturas, umidade do ar, etc). Têm-se plenas condições de reproduzir qualquer tipo de trajeto, impondo ao motor a mesma solicitação que o veículo exige, no mesmo ritmo ou até mais acelerado.
Os equipamentos super avançados para medição de emissões atendem a todos os rigorosos ciclos de testes definidos por normas e legislações e aos exigentes padrões mundiais da Daimler.
Os resultados de desenvolvimento e testes e o sistema de documentação do Brasil estão disponíveis on line para consulta pelas equipes das diversas unidades da Daimler em todo o mundo. Do mesmo modo, a equipe brasileira tem acesso aos dados das demais plantas.
Fonte e Fotos: Mercedes-Benz