Muito bem atendido
Alguns sites de discussão de trânsito e transporte publicaram que não existiam mais linhas de ônibus que atendessem o Aeroporto Internacional Augusto Severo. Felizmente isso é uma inverdade. A empresa Trampolim da Vitória, responsável pela atuação da região, mantém a linha A – Parnamirim/Natal, Praça Cívica com trajeto pelo Aeroporto no sentido Parnamirim/Natal. A empresa retirou, recentemente, mediante pesquisa com os usuários, a ida ao Aeroporto no sentido Natal/Parnamirim pela linha ‘A’, devido à extensão do trajeto.
Foi criada, porém, outra solução muito mais prática, diga-se de passagem, para os usuários: A linha Q – Circular – Aeroporto. O simbólico valor de R$ 1,00 é a tarifa da linha, que circula do Aeroporto até o Retorno de Emaús.
Sempre atenta aos usuários, a Trampolim foi estratégica ao estruturar a linha: O Circular só volta para o Aeroporto após a linha ‘A’ entrar em seu trajeto, isso porque alguns usuários podem não conhecer a mudança e, comumente, irem reclamar para o motorista. O operador prontamente responderá: “É só o senhor(a) descer e embarcar no Circular, que já está atrás deste carro”. Ao desembarcar, o usuário já encontrará o Circular, de fato, o aguardando.
Não há o que temer! O Aeroporto continua sim muito bem atendido. Se brincar, até ainda mais bem atendido!
É na calada da noite…
Quem aprontou todas esta semana foi a SEMOB – Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal. Pela demanda menor de veículos nas ruas, a secretaria age entre o final da noite e o início da madrugada. Mas não é nada errado não, pelo contrário, é o correto, um dos deveres de uma gestão administrativa de uma cidade. A secretaria atuou em diversos pontos da cidade, como Ribeira, Centro, Baldo e Alecrim. Foram repintadas faixas de pedestres (escurecidas pelo tempo) e de meio fio em diversos pontos dos bairros.
Quem também recebeu ajustes, foram às paradas de ônibus da Ribeira. O assunto também é destaque de hoje aqui no Unibus. A situação ali estava tensa. Lembro-me que vi os bancos de uma das paradas sendo seguradas por tijolos. Finalmente a prefeitura agiu! Só falta agora recuperar os quadros de anúncios (que antes desta gestão era sempre atualizado com manchetes educativas e informações sobre transporte e trânsito), coberturas e, não menos importante, as esburacadas ruas. Não só da Ribeira, mas de toda Natal.
Pior do que eu pensei
A situação é muito pior do que eu pensei! Quando eu imagino que estamos nos encaminhando para um avanço no setor de transporte, motivado pela ideia da licitação metropolitana, aparece uma notícia daquelas do Jornal Diário de Natal, postada também aqui no Unibus, sobre a questão dos taxis. Confesso, nunca havia atentado para isso, agora que me caiu a fixa e voltaram os lamentos com o DER – Departamento de Estradas e Rodagens.
O estado tem que fazer, urgentemente, a união do sistema de transporte. Taxis e ônibus dentro de um sistema metropolitano. Já venho falando nisso faz tempo. E não encarem como ‘o grande progresso’. Isto é necessidade! Acorda, DER!
Thiago Martins