O advento da tecnologia nos proporcionou muitos benefícios. Novidades são conhecidas quase que diariamente, fazendo com que mais possibilidades se abram para nós, em várias áreas.
Porém, as novidades na telefonia e na forma como se ouve música atualmente criaram um mal que se expande quase que instantaneamente Brasil afora: o “DJ do ônibus”.
Apenas a título de informação, o tal “DJ” é aquele(a) sujeito(a) que, assim que sobe no ônibus, saca logo seu celular (Em Natal, por exemplo, é comum ver nessas situações celulares de procedência chinesa), coloca no tocador de música e passa a sua viagem inteira incomodando o passageiro do lado, da frente, de trás… Enfim, boa parte dos usuários a sua volta, ouvindo sua playlist musical no volume mais alto possível.
Quando chega um desses, ouve-se de tudo: desde forró, passando pelo axé, gospel, rock, swingueira, reggae e, até mesmo, brega. Caso você ainda não conheça algum cantor ou banda, fatalmente conhecerá com esses ouvidores de música que não se dão com um fone de ouvido.
Tal atitude é totalmente desprezível. Tudo bem, se é do gosto da pessoa ouvir música no seu deslocamento, não é da nossa alçada discutir isso. O problema começa quando a pessoa resolve ouvir música compartilhando seu gosto e seu celular com o passageiro do lado – que pode não gostar do que está ouvindo. Já pensou se isso dá confusão?
Parece até que essas pessoas tem aversão ao fone de ouvido. O que custa usar isso? Tão barato e que pode ser tão útil…
Nessas horas, ações louváveis contra essa prática devem ser destacadas. Conforme já noticiamos aqui, a Viação Campos (que atende as praias de Pirangi, Búzios e Tabatinga) está afixando, em seus veículos, informes proibindo tal prática. Já a Expresso Guanabara, lá de Fortaleza, está fazendo uma campanha de conscientização de seus usuários que, por sinal, está sendo muito bem feita. Até mesmo órgãos gestores, como o GRCT, lá de Pernambuco, encamparam essa ideia e também estão em campanha contra os “DJs” que usam o transporte.
No mais, o UNIBUS RN também encampa esse ideal. A paz no nosso transporte depende de todos, incluindo aquele que quer ouvir música. Use fone de ouvido. É barato, não incomoda ninguém e ainda deixa sua viagem mais proveitosa.