Semob instala novas rotatórias para disciplinar trânsito, mas motoristas demonstram desconhecer regras

As buzinadas, freadas bruscas e xingamentos até parecem que estão fazendo parte da organização do trânsito promovida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) com a construção de uma rotatória por trás do Palácio dos Esportes, entre a rua Potengi e avenida Floriano Peixoto, no bairro de Petrópolis, zona Leste de Natal. Tomando boa parte do cruzamento das vias, a rotatória construída para evitar os constantes acidentes no local que tem um grande fluxo de veículos, está cumprindo seu papel, só não contava com a falta de educação no trânsito dos próprios motoristas que são os mais beneficiados com a intervenção.

“Devido não estarem ainda acostumados com a mudança, alguns motoristas vêm em velocidade, não observam a sinalização instalada nas duas vias e terminam freando bruscamente por ignorarem ou não entenderem que a preferência é de quem vem na rotatória”, declarou o técnico em eletrônica, Marcos Antônio Varela, que trabalha nas proximidades.Ele disse que diariamente está presenciando a falta de atenção e impaciência de muitos motoristas no local, o que poderá até provocar algum acidente, embora até o momento só tenha visto um veículo que subiu a própria rotatória.

Segundo dados da Semob, existem em Natal atualmente 41 rotatórias, sendo quatro construídas recentemente. A secretaria tem projeto para construção de mais 12 nas diversas regiões da cidade. No caso da rotatória no cruzamento citado, a secretaria promoveu uma campanha educativa no local para situar os condutores sobre a novidade.

O motorista Francisco Canindé da Costa e Silva, que trabalha para uma empresa situada na avenida Floriano Peixoto, disse que a rotatória está resolvendo o problema do grande número de colisões no local. “Já vi muitos acidente graves nesse cruzamento, presenciei vítimas saírem praticamente mortas daqui, simplesmente porque ninguém dava a preferência. Agora, pelo menos, sabemos que a preferência é de quem vem na rotatória, se não parar é porque deve voltar para autoescola”, diz ele.

O autônomo Dênis Guedes acredita que o trânsito melhorou, embora tenha presenciado congestionamento por alguns momentos. “Mas é melhor pequenos congestionamentos do que as frequentes batidas que víamos no local”, opina ele, dizendo que a rotatória está bem sinalizada, inclusive com sinalizações verticais nas esquinas, mas ainda falta a sinalização no asfalto para indicar que o motorista deve dar preferência.

Foto: Fábio Cortez (Diário de Natal)
Fonte: Diário de Natal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.