Soltei fogos ao ouvir a entrevista de Augusto Maranhão ao Jornal 96 (96 FM) da última quinta-feira (15). O empresário anunciou um projeto, segundo ele, encabeçado pelo empresário Marcelo Passos, da empresa Nossa Senhora da Conceição, que busca integrar toda a região metropolitana de Natal. A questão já está sendo discutida com todas as empresas do sistema, Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (SEMOB) – que teoricamente deixaria de existir, sendo direcionada apenas para o trânsito – e DER (Departamento de Estradas e Rodagens) – que passaria a ser uma grande secretaria.
A ideia é simplesmente perfeita! Teremos um sistema de transporte desenvolvido, integrando toda a região metropolitana, o que automaticamente gerará linhas fatalmente mais ágeis e o fim de um dos maiores absurdos do sistema: os vários sistemas eletrônicos. Os avanços sociais individuais das empresas moldaram nosso sistema da maneira vigente atualmente, mas nada impede que mudemos. Aliás, é necessária esta mudança. É ridículo o usuário ter que possuir diversos cartões eletrônicos, pois em Natal é um, em Parnamirim outro, Extremoz outro, Ceará-Mirim outro, etc. A integração metropolitana é, muito mais que um bem comum, uma necessidade!
Ainda, segundo Augusto Maranhão haverá também a unificação da tarifa. Outro bom tema tratado que poderá se concretizar com este novo modelo. A tarifa seria uma questão mais complexa, pois, creio eu, este novo sistema passaria a ter tipos de linhas, até mesmo como o sistema de Recife, um ótimo exemplo a seguirmos e com linhas segmentadas (Alimentadora, perimental, radial, circular, etc.) e certamente a tarifa teria de ser condizente com a linha.
Como o admirável Augusto falou na entrevista: “Novos tempos no transporte estão por vir”. Torço que sim! Confesso do meu receio com o DER (…), mas confio nos empresários! Tenho plena certeza que todos unidos, inclusive os órgãos gestores, saberemos melhorar nosso sistema de transporte sim! Declaro todo meu apoio a essa possibilidade do avanço no transporte metropolitano de Natal. Vamos que vamos!
Chegam quando?
E se boa parte do nosso transporte – ainda que com ações boas ou ruins – já esteja tomando face pernambucana, a pretensão agora é que nosso sistema também passe a ser nos moldes pernambucanos (não só pernambucanos, mas diversos outros estados já se utilizam deste eficaz modo operacional, com a região metropolitana totalmente integrada).
Mas eu quero é saber quando chegarão ônibus de grande porte (também pegando gancho em Recife e nos diversos outros estados com sistema semelhante) por aqui. A região metropolitana de Pernambuco está enfrentando uma verdadeira chuva de ônibus articulados com um porte estrutural e tanto! Os ônibus seguem, agora, padrão exigido pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – que exige que os ônibus articulados, fabricados desde 2009, não sejam com motor dianteiro.
Havia-se, até a lei vigorar, discussões e críticas sobre a produção de ônibus articulados com motor dianteiro. Isso é algo extremamente técnico para se discutir e, modéstia a parte, por mais especialista que eu tente ser no assunto ‘ônibus’, não me arrisco a expor aqui. Mas o que falava-se, de fato, era que os motores dianteiros não tem tanta capacidade para dar conta de um ônibus articulado. Faz sentido! Tanto é que a lei entrou em vigor.
Pouco tempo antes de a lei entrar em vigor, empresas de todo Brasil correram para comprar os últimos ‘cabritos’ (articulados de motor dianteiro). Em Pernambuco, as empresas renovaram, até então, apenas com articulados semi-novos, ainda com a configuração de motor dianteiro. Mas agora os empresários abriram a mão e estão trazendo, só para começo de conversa, ônibus de tirar o fôlego, como estes mostrados nas fotos, postados no Ônibus Brasil.
Bom, com nosso sistema tão ‘entranhado’ em Pernambuco, já fica a torcida para que essas máquinas também cheguem aqui. Aguardamos ansiosamente ansiosos! Perdoem-me a redundância, mas é que a ansiedade é grande!
Aos poucos
A montadora Busscar está voltando, aos poucos, suas fabricações. Foi destaque na última semana, o flagra de um novo modelo recém-produzido pela catarinense: O Elegance 400. O ônibus está montado sobre chassi SCANIA K380 e foi adquirido pela empresa Zutur Turismo, de Salvador-BA. As fotos são de autoria de Welder Dias, postadas em sua galeria no Ônibus Brasil.
Uma das maiores encarroçadoras do Brasil, a Busscar enfrenta atualmente enormes problemas financeiros, afetada pela crise econômica de 2008. A companhia já havia passado por crise semelhante em 2002, mas recebeu ajuda financeira do BNDES e outros bancos. Em 2008, a empresa alegou que ainda não havia se recuperado totalmente da primeira crise e ‘tombou’ outra vez. Não tem pagado salários dos funcionários em dia, a produção dos ônibus ficou escassa e, por pouco, não teve a falência decretada.
Todas as fichas estão apostadas em um Plano de Recuperação formulado pela justiça. Com ele, haverá o desconto em praticamente todas as dívidas da empresa. O plano também prevê a larga produção de ônibus, como antigamente. De acordo com a empresa, a produção dos novos veículos já está ‘de vento em popa’, inclusive fazendo surgir novos modelos, como o Elegance 400. Segundo comentários não oficiais, também serão lançados o Micruss 2012 (na linha de micro ônibus) e o Urbanuss BRT (na linha dos urbanos).
Bem que as empresas do Rio Grande do Norte poderiam apostar na Busscar, que já fez e faz um sucesso danado por aqui, e adquirir uma leva desses novos produtos lá! Renovariam com um dos melhores produtos do mercado e ainda ajudariam a encarroçadora a se reerguer.
Thiago Martins