Demorou mas chegou! A empresa Trampolim da Vitória iniciou as operações da linha R – SÃO GONÇALO/MIDWAY, autorizada pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagens) no final última semana. O assunto foi destaque aqui no Unibus RN e motivo de festa da população de São Gonçalo do Amarante que, até então, enfrentava enormes dificuldades para se deslocar a zona sul de Natal.
O interesse na operação da linha pela empresa Trampolim já era antigo. As operações deveriam ter sido iniciadas ainda no fim de 2011, porém problemas burocráticos atrasaram a autorização da nova rota, principalmente no que diz respeito ao percurso da linha dentro de Natal, fazendo com que a SEMOB – Secretaria de Mobilidade Urbana – não autorizasse a circulação da linha (ainda que o órgão gestor das empresas intermunicipais seja o DER, as linhas necessitam da autorização dos órgãos gestores locais devido o sistema de trânsito dos municípios). Trajeto ajustado pela empresa e vencida a ‘barreira SEMOB’, o DER – como sempre descansando, tranquilamente, quando o assunto são medidas de benefícios aos usuários – demorou mais dois meses até autorizar, em definitivo, a circulação da ‘R’.
O novo trecho ofusca outra linha criada, recentemente, para suprir a demanda da população de São Gonçalo do Amarante: T – SÃO GONÇALO/RIBEIRA, VIA RODOVIÁRIA. A linha tem um trajeto, no mínimo, estranho (dentro do contexto das linhas do nosso sistema), uma vez que, ainda que seja para suprir demanda, os ônibus se deslocam da Rodoviária para o Centro da Cidade, e só então retornam a São Gonçalo. A Trampolim da Vitória ainda não se pronunciou se irá deixar ou já deixou de operar a ‘T’, uma vez que a ‘R’ tem o trajeto tecnicamente semelhante, mesma tarifa e oferta muito mais horários. Apesar do não pronunciamento, é esperado que a ‘T’ saia de operação, pelas melhores condições da ‘R’, já citadas
Além das melhores condições, a nova linha é um avanço extremamente significativo do transporte. São Gonçalo do Amarante, que é um dos maiores paradoxos do estado (região que cresce grandiosamente com um transporte que, por falha do órgão gestor, não consegue acompanhar este crescimento), tem agora uma solução em ônibus para o deslocamento para a região sul de Natal. Trechos parecidos ainda são operados pelo transporte opcional, mas com linhas diretas para o Viaduto de Ponta Negra. Para chegar ao Midway e proximidades, os usuários precisavam utilizar Kombis do serviço Interbairros e seguidamente, já em Natal, uma das linhas de ônibus que fosse para a região – sem integração alguma -, representando um ‘salgado’ aumento no bolso dos usuários (R$ 1,75 do INTERBAIRROS + R$ 2,20 da passagem em Natal).
No processo de crescimento diário que vivemos, nossa região metropolitana incha, mas infelizmente ainda somos reféns de um sistema de transporte utilizado 30 anos atrás, quando a pretensão da população era se deslocar para o Centro da Cidade e a Ribeira. É lamentável que tenhamos tão poucas linhas de ônibus direcionadas aos novos pólos de demanda dos usuários. A Trampolim da Vitória está de parabéns pela criação da ‘R’. Que sirva de exemplo e que outras empresas, ainda que ‘forçando a barra’ com o DER, possam também oferecer mais comodidade e mobilidade a população que necessita de transporte.