Segundo informações divulgadas anteriormente, Natal teria uma redução no número de linhas: em vez de 110 itinerários que possui hoje, no sistema, a capital passaria a contar com 48 linhas, contemplando 13 novos pólos de movimentação popular (como Igapó, Felipe Camarão, Ponta Negra e avenidas como Bernardo Vieira, Capitão-Mor Gouveia, BR 226 [Km 6] e Salgado Filho), desafogando, assim, bairros como Ribeira e Mirassol, que concentram boa parte das linhas atualmente.
Consultado sobre o certame licitatório, o secretário de Mobilidade Urbana de Natal, Márcio Sá, explica que o edital ainda não está concluído e que os itens que serão exigidos na concorrência ainda estão sendo estudados. “Esses critérios estão sendo debatidos com a equipe técnica da SEMOB. Após as discussões técnicas, sobre a viabilidade das linhas e o mapeamento de novas rotas, poderemos definir os critérios que serão utilizados na licitação do transporte público”, ressalta.
Vale lembrar que a Prefeitura contratou uma empresa especializada, em setembro do ano passado, para a construção desse edital. A “Oficina Consultores Associados” foi contratada por quase R$ 1 milhão para poder definir os critérios do certame.
Ainda de acordo com Márcio Sá, o prazo para publicação do edital é o dia 26 de abril. “A partir daí, acreditamos que o edital já esteja apto a estar nas ruas para, pela primeira vez na história, poder licitar o transporte público de Natal”, completa o empresário.
José Odoardo, coordenador técnico da Associação dos Deficientes Físicos do RN, acredita que a questão da melhoria da acessibilidade é apenas um dos fatores que devem melhorar após a licitação. “Os motoristas e cobradores também precisam ser treinados. Poucos sabem manusear o equipamento que dá acessibilidade aos cadeirantes”, ressalta.
Já a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, comemorou que, com essa compra da Guanabara, a empresa tenha se antecipado a um dos critérios da licitação, que deverá ser a renovação constante da frota: “Na licitação que será feita esse ano, será incluída o critério de uma troca interessante dos veículos que circulam hoje em Natal. Então, a Guanabara saiu na frente e já fez essa troca, que será exigida no edital. Com essa licitação, queremos melhorar o sistema de transporte público da nossa cidade”.
O vice-presidente do SETURN, Luiz Flor, está esperançoso com o processo licitatório: “Se fala muito na licitação. O empresariado espera que isso venha mesmo acontecer e, com esse processo, sejam estabelecidas regras que possam melhorar ainda mais o nosso sistema de transporte”.
Porém, para alguns, só a licitação não será suficiente para resolver o problema do transporte público em Natal. “Esses projetos de mobilidade urbana anunciados pela prefeita contemplam grandes avenidas. Porém, conversei com Micarla sobre esses projetos e alertei que eles precisam contemplar, também, as origens das linhas, como os conjuntos residenciais da Zona Norte”, ressalta Fernando Queiroz, diretor da Guanabara. Para ele, além do investimento na melhoria do transporte público, é preciso melhorar a infra-estrutura das vias, como a melhoria do pavimento, calçamento e as paradas. “Se fizerem esses projetos lá fora, não vai adiantar de nada. Aqui dentro, preciso de estrutura”, completa Fernando.
Por Andreivny Ferreira