30 e 31: Linhas irmãs até nos problemas

O terminal com maior número de linhas da capital não poderia deixar de ter sua linha mais problemática. Uma linha só não: duas. As linhas 30 e 31 (Felipe Camarão/Pirangi), que passam pelo bairro de Candelária e pelo Campus da UFRN, respectivamente, diariamente, e principalmente nos horários de pico, causam grandes transtornos a quem depende delas para ir trabalhar, estudar ou para qualquer outro compromisso.
Os motivos, comprovados pela equipe de reportagem do UNIBUS RN que esteve frequentando as linhas desde a última segunda-feira, são vários.
Por exemplo: ambas contam, de acordo com levantamento feito pela nossa equipe, 10 veículos – para cada linha – em suas escalas, sendo que dois atendem os itinerários alternativos, passando pelo conjunto Jardim América, contabilizando apenas oito ônibus nos seus itinerários principais, que atendem ao bairro de Cidade Nova. Isso gera grande demora nas paradas: dependendo do horário, o tempo de espera chega a ser de até 30 minutos – ou mais, caso haja algum problema no trânsito ou com algum veículo da linha.

Vale salientar também o estado dos veículos: alguns deles, apesar de serem relativamente novos, não estão em boas condições de conservação. Existem ainda, os chamados “micrões”, onde os motoristas também fazem o papel de cobrador, piorando a situação no horário de pico com o atraso ocasionado pela “dupla função” dos operadores.

Além de todos esses problemas, os itinerários também não ajudam. Ruas esburacadas e estreitas, sobretudo em Felipe Camarão e Cidade Nova, ajudam a piorar o cenário das linhas que ligam um dos principais bairros da Zona Oeste de Natal a Zona Sul.

Respostas: O UNIBUS RN entrou em contato com a empresa responsável pela operação das linhas citadas, e com a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (SEMOPI) para saber que medidas cada órgão pode tomar para sanar os problemas descritos.

A SEMOPI, por meio de nota, informa que os bairros de Felipe Camarão e Cidade Nova possuem ruas que já estão por um programa de recuperação de vias que a Secretaria implementou nesta semana. De acordo com a nota, ao todo serão 63 logradouros em toda a cidade que terão seu pavimento ou calçamento restaurados – duas das ruas contempladas por essa restauração que estão nos bairros de Felipe Camarão (Rua Santa Cristina) e Cidade Nova (Rua Monte Calvo) fazem parte do trajeto das linhas 30 e 31.

Já a empresa que opera as linhas citadas nesta reportagem foi contatada para sabermos o que podia ser feito para a melhoria da situação das linhas 30 e 31. Porém, até o fechamento desta matéria, nossas ligações não foram retornadas.

Por Andreivny Ferreira

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