Serão leiloadas 95% das linhas do país com mais de 75 km de extensão.
Novo modelo de concessão vai a consulta pública; edital sai em outubro.
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, disse nesta quinta-feira (11) que o governo deve fazer em janeiro de 2012 o leilão das 1.967 linhas rodoviárias interestaduais do país.

As 1.967 linhas correspondem a 95% do total do país. Esta será a primeira vez que elas serão licitadas – as linhas sempre foram operadas em regime de permissão.
Um decreto de 1993 determinou o leilão dessas linhas e estabeleceu que as permissões deveriam expirar em 2008. Mas como na época o governo ainda não tinha pronto o modelo de licitação, as empresas de ônibus passaram a atuar sob autorização especial.

“Todos esses atributos que nós assistimos nos sistemas de transporte mais modernos nós queremos trazer para o transporte rodoviário de passageiros”, disse Figueiredo.
No novo modelo, as linhas interestaduais estão divididas em 60 lotes e 18 grupos. Elas contemplam ligações entre 1.932 cidades de todas as regiões do país.
Não haverá licitação de linhas individuais e cada lote conta com linhas mais e menos rentáveis. A empresa que arrematar cada lote será obrigada a oferecer o mesmo nível de qualidade de serviço em todas as linhas que fazem parte dele.
Uma das metas da ANTT é reduzir a idade média da frota de ônibus dos atuais 14 anos para 5 anos. Pelo novo modelo, não será permitido o uso nas linhas de veículos com mais de dez anos.
A frota atual cadastrada usada nas linhas interestaduais conta com 16.325 ônibus. Destes, segundo a ANTT, 60% tem menos de dez anos de uso.
Fonte: G1.com